Publication
Literacia emocional: leituras dos sentimentos em favor das aprendizagens para a qualidade de vida dentro e fora da escola
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Garcia, Marilene Santana dos Santos | |
dc.contributor.author | Amante, Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T14:58:15Z | |
dc.date.available | 2022-09-13T14:58:15Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A literacia emocional é um aspecto de destaque em nossa pesquisa de pós-doutoramento, a qual discute uma possível ressignificação ou ampliação dos conceitos relacionados às competências socioemocionais dos estudantes, professores e gestores de escola pós pandemia da Covid-19. Embora a literacia emocional já tenha sido tema de autores (Goleman,1998; Bisquerra, R.; Escoda, N. P. 2007; Gilbert, 2012), por meio de uma perspectiva que parte da capacidade de produzir leituras dos sentimentos, abrangendo as interações entre pessoas, esta precisa de ser cada vez mais discutida no âmbito da convivência na comunidade escolar (Silva, 2015; Fragoso-luzuriaga, R., 2015). A escola, lugar das aprendizagens formais, é onde se realizam interações que demandam equilíbrio de sentimentos, sejam elas nas expressões de afetividades, nas trocas, conflitos ou mesmo frustrações, entre seus principais atores, atravessando diferentes níveis de interações interpessoais. No decorrer da pandemia e nesse atual momento, torna-se importante tratar as competências socioemocionais para o enfrentamento de nossos processos de aprendizagem, que incluem readaptações, acompanhamentos, perdas, avaliações e motivações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Garcia, M., Amante, L. (2022). Literacia emocional: leituras dos sentimentos em favor das aprendizagens para a qualidade de vida dentro e fora da escola, Loureiro, A. et al. (Eds). 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts,2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts. p. 82, Ed. IPSantarém | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54983-9-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12147 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ed. IPSantarém | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://iccl2022.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2022/07/book_of_abstracts.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia emocional | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | Pós-pandemia | pt_PT |
dc.title | Literacia emocional: leituras dos sentimentos em favor das aprendizagens para a qualidade de vida dentro e fora da escola | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.title | 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstracts | pt_PT |
person.familyName | Garcia | |
person.familyName | Amante | |
person.givenName | Marilene Santana dos Santos | |
person.givenName | Lúcia | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 4511-5D40-4988 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9397-5346 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3210-7980 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56560249400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bad6f9c8-fcd5-4132-8308-a863b2f1a368 | |
relation.isAuthorOfPublication | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7 |