Repository logo
 
Publication

Projetos educativos de escolas complexas: como construir?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorSilva, Nuno Miranda e
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2021-12-28T15:20:57Z
dc.date.available2021-12-28T15:20:57Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEm Portugal, os projetos educativos das escolas foram concebidos como instrumentos de mobilização das comunidades educativas, capazes de influenciar o ensino e aprendizagem, mas, atualmente, seguem lógicas empresariais que esperam que as escolas sejam previsíveis. Contudo, as escolas são ambientes complexos, dados a imprevistos, o que requer instrumentos organizativos diferentes. Então, é necessário resolver este vazio teórico-prático e responder à questão: Como se constroem projetos educativos em escolas complexas? Fazemo-lo, sob a lente da Teoria da Complexidade que, por contradizer as expectativas de certeza e causalidade da modernidade, transtorna instrumentos em uso e reclama por métodos diferentes. Aqui analisamos os seus impactos da complexidade na construção de projetos educativos e convocamos as diferenças entre os sistemas ordenados (como as empresas) e os sistemas complexos (como as escolas) para apresentar a estrutura que deve presidir à construção de projetos educativos em ambientes complexos: circunstâncias (em vez de diagnósticos), experiências (em vez de atividades), histórias (em vez de metas) e coerência (em vez de visão). Concluímos que, no contexto da complexidade, as escolas requerem que se construam compromissos em vez de projetos educativos.pt_PT
dc.description.abstractIn Portugal, schools' educational projects were conceived as instruments for mobilizing educational communities, but, nowadays, they follow business logic that expects schools to be predictable. However, schools are complex environments, given to unpredictability, which requires different organizational tools. So, it is necessary to solve this theoretical-practical void and answer the question: How to build educational projects of complex schools? We do so through the lens of Complexity Theory, which, by contradicting the expectations of certainty and causality of modernity, upsets instruments in use and calls for different methods. Here we analyse the impacts of complexity on the construction of educational projects and call for the differences between the ordered systems (such as companies) and complex systems (such as schools) and then presents the structure that should preside the construction of educational projects in complex environments: circumstances (instead diagnoses), experiences (instead activities), stories (instead quantitative goals) and coherence (instead vision). We conclude that, in the context of complexity, schools require commitments to be built instead of educational projects.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, N. M., Henriques, S. (2021). Projetos educativos de escolas complexas: como construir?, Interações, 17(58), 256-281pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.23871pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11563
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/23871pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectProjeto educativopt_PT
dc.subjectTeoria da complexidadept_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectPolítica educativapt_PT
dc.subjectEducational projectspt_PT
dc.subjectComplexity theorypt_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.subjectEducational policypt_PT
dc.titleProjetos educativos de escolas complexas: como construir?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.endPage281pt_PT
oaire.citation.issue17pt_PT
oaire.citation.startPage256pt_PT
oaire.citation.titleInteraçõespt_PT
oaire.citation.volume58pt_PT
person.familyNameMiranda e Silva
person.familyNameHenriques
person.givenNameNuno
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idD916-FCEC-B55B
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-3574-7679
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55de7c1e-a766-43a8-9e03-20a0eb258c62
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2021_Projetos educativos de escolas complexas - como construir.pdf
Size:
494.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format