Repository logo
 
Publication

O património oral nas práticas educativas do PLNM em Timor-Leste

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturas
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria
dc.contributor.authorPinto, Márcia Andreia Lopes
dc.date.accessioned2017-07-19T11:45:52Z
dc.date.available2017-07-19T11:45:52Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017-07-19
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se descrever e analisar a influência da literatura oral tradicional timorense nas atividades pedagógicas. Esta temática surgiu da experiência enquanto professora da Língua Portuguesa em Timor-Leste, contexto em que assume o estatuto de língua oficial, juntamente com o tétum. A investigação aborda a literatura oral de Timor-Leste, com ênfase nos registos existentes e nas investigações nessa área. Para além do enquadramento teórico, é analisado o impacto dos textos do património oral no ensino básico de escolaridade. Para tal, são explorados os currículos vigentes e os instrumentos pedagógicos. Desta análise, conclui-se que no ensino primário o conteúdo património literário oral é pouco valorizado e os textos narrativos- lendas, em alguns manuais, são inexistentes. Por último, para exemplificar modos de inclusão do património literário oral nas práticas pedagógicas das aulas de Língua Portuguesa, são apresentadas propostas didáticas para três anos de Escolaridade, terceiro, sexto e nonos anos. Parte-se de textos orais, do género narrativo, nomeadamente lendas recolhidas que se encontram publicadas, para sugerir percursos e atividades que se considera contribuir para o desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa, partindo de elementos da cultura dos alunos. Partindo deste estudo, poderemos ir mais além, realizando supervisão junto dos professores, avaliando o impacto do património literário oral no ensino do PLNM em Timor-Leste e também incitar o registo de textos orais que ainda se mantêm unicamente no campo da oralidade.pt_PT
dc.description.abstractHe present work aims to describe and analyze the influence of the Timorese traditional oral literature in pedagogical activities. This theme arose from her experience as a teacher of the Portuguese language in Timor-Leste, in which she assumes the status of official language along with Tetum. The research addresses Timor-Leste's oral literature, with an emphasis on existing records and research in this area. In addition to the theoretical framework, the impact of oral heritage texts on elementary school education is analyzed. To this end, existing curricula and pedagogical tools are explored. From this analysis, it is concluded that in primary education the oral literary heritage content is little valued and the narrative-legends texts, in some manuals, are non-existent. Finally, to exemplify ways of including oral literary heritage in the pedagogical practices of Portuguese Language classes, teaching proposals are presented for three years of Schooling, third, sixth and ninety years. It is based on oral texts of the narrative genre, namely collected legends that are published, to suggest courses and activities that are considered to contribute to the development of Portuguese language skills, starting from elements of the students' culture. Based on this study, we can go further, supervising teachers, assessing the impact of oral literary heritage on PLNM teaching in Timor-Leste and also encourage the registration of oral texts that still remain solely in the oral field.pt_PT
dc.identifier.citationPinto, Márcia Andreia Lopes - O património oral nas práticas educativas do PLNM em Timor-Leste [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 246 p.
dc.identifier.tid201741474
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6602
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.subjectTradição oralpt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectSistemas de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectTimor-Lestept_PT
dc.subjectPortuguese Non-maternal languagept_PT
dc.subjectOral literary heritagept_PT
dc.subjectEducational systempt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.titleO património oral nas práticas educativas do PLNM em Timor-Lestept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_MarciaPinto.pdf
Size:
21.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: