Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O património oral nas práticas educativas do PLNM em Timor-LestePublication . Pinto, Márcia Andreia Lopes; Sequeira, Rosa MariaO presente trabalho propõe-se descrever e analisar a influência da literatura oral tradicional timorense nas atividades pedagógicas. Esta temática surgiu da experiência enquanto professora da Língua Portuguesa em Timor-Leste, contexto em que assume o estatuto de língua oficial, juntamente com o tétum. A investigação aborda a literatura oral de Timor-Leste, com ênfase nos registos existentes e nas investigações nessa área. Para além do enquadramento teórico, é analisado o impacto dos textos do património oral no ensino básico de escolaridade. Para tal, são explorados os currículos vigentes e os instrumentos pedagógicos. Desta análise, conclui-se que no ensino primário o conteúdo património literário oral é pouco valorizado e os textos narrativos- lendas, em alguns manuais, são inexistentes. Por último, para exemplificar modos de inclusão do património literário oral nas práticas pedagógicas das aulas de Língua Portuguesa, são apresentadas propostas didáticas para três anos de Escolaridade, terceiro, sexto e nonos anos. Parte-se de textos orais, do género narrativo, nomeadamente lendas recolhidas que se encontram publicadas, para sugerir percursos e atividades que se considera contribuir para o desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa, partindo de elementos da cultura dos alunos. Partindo deste estudo, poderemos ir mais além, realizando supervisão junto dos professores, avaliando o impacto do património literário oral no ensino do PLNM em Timor-Leste e também incitar o registo de textos orais que ainda se mantêm unicamente no campo da oralidade.