Repository logo
 
Publication

A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2020-04-27T09:55:07Z
dc.date.available2020-04-27T09:55:07Z
dc.date.issued2016-12
dc.descriptionIntegrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning; apresentado no XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação – 6 a 8 de outubro de 2016 – promovido pela SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) na Escola Superior de Educação de Viseu.pt_PT
dc.description.abstractÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.pt_PT
dc.description.abstractIt is not difficult to assign to Wikipedia a ubiquious character, bearing in mind that whenever you make a search through a search engine, usually, the results come first in this online encyclopedia, for some authors the largest online encyclopedia. And if we consider the student population, particularly at university level, it appears that Wikipedia is one of the main sources of research for daily matters or for matters related to the course. Aware of the Wikipedia potential in educational settings, we have come to characterize it, in previous studies, as an open educational resource. Therefore, it is important to recover the understanding of the meaning of the concept of open in the context of open educational resources, namely regarding sharing, generosity, and resources that are made available in an open way, associated with the 5 Rs - Reuse, Redistribute, Revise, Remix and Retain. Focusing on the Wikipedia, we look for about possibilities of this open educational resource in online higher education, with the ultimate aim of contributing to Wikipedia in University Program, specifically in Portugal, which until then had not been done. Methodologically, our research assumes a mixed paradigm, combining qualitative and quantitative procedures. Data was collected by questionnaire survey. Preliminary (statistical and content) analysis of the results allows us to conclude that Wikipedia, an open educational resource, can and should be used as a pedagogical strategy in higher education online.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online? In XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016 – “Congresso internacional … [Em linha]: livro de atas”. Coordenado por Cristina Azevedo Gomes [et al.]. [Viseu]: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016. ISBN 978-989-96261-6-4pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9648
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidadept_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectOpen educational resourcept_PT
dc.subjectPedagogical strategypt_PT
dc.subjectWikipedia in university programpt_PT
dc.subjectOnline higher educationpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage1581pt_PT
oaire.citation.startPage1572pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIII Congresso SPCE, 2016. Mundo digital e Educaçãopt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
XIII_SPCE_Pestana_Cardoso.pdf
Size:
213.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: