Publication
Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
dc.contributor.author | Santos, Débora | |
dc.contributor.author | Pimentel, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T09:56:56Z | |
dc.date.available | 2025-02-03T09:56:56Z | |
dc.date.issued | 2024-08 | |
dc.description.abstract | A formação do pedagogo tem que atender as diversas modalidades educativas. Contudo, há uma concepção de priorizar nos cursos de Pedagogia a educação formal. Diante disso, este projeto de pesquisa apresenta os dados preliminares do estudo que tem por objetivo analisar como o desenvolvimento e a aplicação de gameboards em espaços de educação não formal podem contribuir na formação dos estudantes de Pedagogia. Como o campo da educação não formal difere das práticas educativas que ocorrem na educação formal é significativo entender como se dão as práticas pedagógicas nos espaços não formais. É relevante aprender a desenvolver atividades e artefatos, como jogos, visto que estimulam e propiciam a aprendizagem de diferentes formas. A pesquisa é do tipo qualitativa baseada em uma abordagem de estudo de caso sobre os estudantes de Pedagogia que construíram gameboards para os espaços de educação não formal. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 4° período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufal. Assim, o desenvolvimento deste projeto demonstra como dados preliminares sobre a constituição identitária do pedagogo de forma plena e efetiva está relacionada ao seu processo formativo ao longo da graduação e que a experiência da construção de um gameboard pode ser enriquecedora para a formação do pedagogo. | por |
dc.description.abstract | The training of pedagogues has to take into account the various educational modalities. However, there is a concept of prioritizing formal education in Pedagogy courses. In view of this, this research project presents preliminary data from a study that aims to analyze how the development and application of gameboards in non-formal education spaces can contribute to the training of Pedagogy students. As the field of non-formal education differs from the educational practices that take place in formal education, it is important to understand how pedagogical practices take place in non-formal spaces. It is important to learn how to develop activities and artifacts, such as games, since they stimulate and promote learning in different ways. This is a qualitative study based on a case study approach about Pedagogy students who built gameboards for non-formal education spaces. The research was carried out in a 4th period Pedagogy class at Ufal's Education Center. Thus, the development of this project demonstrates how preliminary data on the identity constitution of the pedagogue in a full and effective way is related to their training process throughout graduation and that the experience of building a gameboard can be enriching for the pedagogue's training. | eng |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202426 | |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19445 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | |
dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37322 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Formação | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Jogos | |
dc.subject | Pedagogia | |
dc.subject | Training | |
dc.subject | Higher education | |
dc.subject | Games | |
dc.subject | Pedagogy | |
dc.title | Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia | por |
dc.title.alternative | Formative contributions in the development of gameboard by pedagogy students | eng |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 2 | |
oaire.citation.startPage | e202426 | |
oaire.citation.title | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearnig | |
oaire.citation.volume | 7 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |