Repository logo
 
Publication

Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia

datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSantos, Débora
dc.contributor.authorPimentel, Fernando
dc.date.accessioned2025-02-03T09:56:56Z
dc.date.available2025-02-03T09:56:56Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractA formação do pedagogo tem que atender as diversas modalidades educativas. Contudo, há uma concepção de priorizar nos cursos de Pedagogia a educação formal. Diante disso, este projeto de pesquisa apresenta os dados preliminares do estudo que tem por objetivo analisar como o desenvolvimento e a aplicação de gameboards em espaços de educação não formal podem contribuir na formação dos estudantes de Pedagogia. Como o campo da educação não formal difere das práticas educativas que ocorrem na educação formal é significativo entender como se dão as práticas pedagógicas nos espaços não formais. É relevante aprender a desenvolver atividades e artefatos, como jogos, visto que estimulam e propiciam a aprendizagem de diferentes formas. A pesquisa é do tipo qualitativa baseada em uma abordagem de estudo de caso sobre os estudantes de Pedagogia que construíram gameboards para os espaços de educação não formal. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 4° período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufal. Assim, o desenvolvimento deste projeto demonstra como dados preliminares sobre a constituição identitária do pedagogo de forma plena e efetiva está relacionada ao seu processo formativo ao longo da graduação e que a experiência da construção de um gameboard pode ser enriquecedora para a formação do pedagogo.por
dc.description.abstractThe training of pedagogues has to take into account the various educational modalities. However, there is a concept of prioritizing formal education in Pedagogy courses. In view of this, this research project presents preliminary data from a study that aims to analyze how the development and application of gameboards in non-formal education spaces can contribute to the training of Pedagogy students. As the field of non-formal education differs from the educational practices that take place in formal education, it is important to understand how pedagogical practices take place in non-formal spaces. It is important to learn how to develop activities and artifacts, such as games, since they stimulate and promote learning in different ways. This is a qualitative study based on a case study approach about Pedagogy students who built gameboards for non-formal education spaces. The research was carried out in a 4th period Pedagogy class at Ufal's Education Center. Thus, the development of this project demonstrates how preliminary data on the identity constitution of the pedagogue in a full and effective way is related to their training process throughout graduation and that the experience of building a gameboard can be enriching for the pedagogue's training.eng
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202426
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19445
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37322
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectFormação
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectJogos
dc.subjectPedagogia
dc.subjectTraining
dc.subjectHigher education
dc.subjectGames
dc.subjectPedagogy
dc.titleContribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogiapor
dc.title.alternativeFormative contributions in the development of gameboard by pedagogy studentseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPagee202426
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearnig
oaire.citation.volume7
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
37322-Texto do Trabalho-170406-1-10-20241004.pdf
Size:
283.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: