Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O manuscrito da segunda redação da Crónica de 1344 existente na Academia das Ciências de Lisboa é uma obra do século XV cuja associação à biblioteca do rei D. Duarte tem sido amplamente aceite. Trata-se de um códice de aparato, ampla e ricamente iluminado, regra geral, com motivos ornamentais estilizados. Em alguns pontos da obra existem, no entanto, composições que se destacam por retratar cenas ou figuras humanas que, na sua maioria, parecem articular-se com o teor do texto que acompanham, incitando assim a abordagens multidisciplinares. São estudados dois pontos deste manuscrito em que a ilustração confere ao texto que acompanha uma profundidade suplementar, estimulando associações de ideias, ao nível do Imaginário, que remetem para figuras modelares, e suscitam reflexões de ordem moral e comportamental.
Description
Keywords
Crónica de 1344 Manuscrito 1 Azul ACM Iconografia Imaginário Livro das aves Animais Romanceiro Cerco de Zamora Fernando I Moralização
Citation
Dias, Isabel Barros, “Imagens e imaginário no ms. da Academia das Ciências de Lisboa da Crónica de 1344”, Carmen F. Blanco Valdés e Elisa Borsari (coord. e ed.), Pervivencia y Literatura: documentos periféricos al texto literario, San Millán de la Cogolla: Cilengua, 2023, pp. 243-257 (ISBN: 978-84-18088-29-2)
Publisher
Cilengua