Repository logo
 
Publication

Projeto de semestralização do ano escolar no município de S. João da Madeira: perspetivas de professores

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMachado, Eusébio André
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.editorCorreia, Luís Grosso
dc.date.accessioned2025-07-18T12:57:12Z
dc.date.available2025-07-18T12:57:12Z
dc.date.issued2025-05
dc.description.abstractA semestralização do calendário escolar foi implementada a título experimental no âmbito de Planos de Inovação/Ação, formalizados através de contratos entre as escolas e o Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), conforme estabelecido na Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho. Cinquenta e cinco escolas ou agrupamentos participaram na fase piloto, cuja avaliação, conduzida por uma equipa da Universidade de Lisboa em 2020 (Costa, Almeida & Viana, 2020), apontou várias vantagens, embora sem a considerar uma solução inevitável. Em 2020/2021, o Município de S. João da Madeira aderiu à semestralização nos seus três agrupamentos de escolas e solicitou, a peritos externos, a monitorização deste processo. O projeto teve origem na necessidade de responder a um conjunto de dificuldades que afetavam o ensino e a aprendizagem, tais como: i) o desequilíbrio no número de dias entre períodos letivos; ii) a burocratização do sistema de ensino; iii) o elevado número de reuniões de avaliação sumativa, que priorizam a avaliação das aprendizagens em detrimento da avaliação para as aprendizagens; e iv) o foco excessivo dos Encarregados de Educação na avaliação quantitativa dos alunos, em vez da qualidade das suas aprendizagens. Era, assim, fundamental encontrar soluções para mitigar esses constrangimentos. Nesta comunicação, apresentamos os resultados de inquéritos realizados em 2021 junto dos professores do município, que identificam os aspetos mais e menos bem-sucedidos na implementação da semestralização. Foram recolhidos dados sobre a partiipação dos professores no processo, bem como sobre os impactos na avaliação das aprendizagens, nas dinâmicas do trabalho pedagógico e no sucesso escolar. As perspe]vas dos professores revelam-se, em geral, favoráveis à semestralização, embora e a título de exemplo, parte significativa dos professores discorda ter havido desburocratização com o projeto de semestralização.por
dc.identifier.citationMachado, E. A., Abelha, M. & Seabra, F. (2025). Projeto de semestralização do ano escolar no município de S. João da Madeira: perspetivas de professores. In. L. G. Correia (Coord.), Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos (pp. 52-53). CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). ISBN: 978-989-8471-75-8
dc.identifier.isbn978-989-8471-75-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20055
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
dc.relation.hasversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Congresso_Vidas_de_Professores_Hoje_-_Desafios_e_Transforma%C3%A7%C3%B5es_NeTlives_-_Pro_7kQ1L28.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.titleProjeto de semestralização do ano escolar no município de S. João da Madeira: perspetivas de professorespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage53
oaire.citation.startPage52
oaire.citation.titleVidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações. Programa e Resumos
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMachado
person.familyNameAbelha
person.familyNameSeabra
person.givenNameEusébio André
person.givenNameMarta
person.givenNameFilipa
person.identifierH-1160-2016
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id4217-9EE2-EFCF
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0001-5384-9575
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57210809988
relation.isAuthorOfPublication9efa51ce-e964-4904-ac57-d20bc01a17c3
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9efa51ce-e964-4904-ac57-d20bc01a17c3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EusebioMartaeFilipa.pdf
Size:
206.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: