Repository logo
 
Publication

Digital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger : a história do Marco

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBidarra, José
dc.contributor.authorCorreia, Ana Rita Ribeiro
dc.date.accessioned2020-06-30T10:53:52Z
dc.date.available2020-06-30T10:53:52Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.date.submitted2020-06-30
dc.description.abstractO Síndrome de Asperger é um Transtorno do espetro Autista que afeta as capacidades de comunicação e de relacionamento.Crianças e jovens com síndrome de Asperger exibem dificuldades no relacionamento social e interessam-se de um modo intenso por matérias muito específicas.Em muitos casos uma intervenção especializada orientada para os aspetos comportamentais é fundamental para melhorar as competências sociais.Contar histórias é uma forma de melhorar uma série de aspetos como aprender comportamentos e respostas socialmente apropriadas, no passado através da forma oral, nos dias de hoje, aproveitando a tecnologia e seus elementos audiovisuais, sons, música, animações.O objetivo deste projeto visa a construção de uma narrativa digital (digital storytelling) como estratégia educacional no trabalho com jovens com Síndrome de Asperger, abordando situações de interações sociais, contribuindo assim com uma ferramenta para terapeutas e pais para tentar melhorar comportamentos. Neste projeto são descritos os processos de construção de uma narrativa digital com características audiovisuais, abordando a conceção e suas falhas, as correções, e a implementação terapêutica sempre acompanhado pelos psicólogos. O estudo empírico permitiu verificar que após a visualização dos episódios as reações dos jovens foram bastante positivas, eles mostraram motivação e muitas vezestornou-se um fator de discussão sobre os assuntos abordados.A utilização dedigital storytelling veio colmatar a falta de material didático que o pessoal especializado refere, podendo também ser utilizado por pais e familiares. Esta história levanta a necessidade de produção de outros contos sociais adaptados a outras idades e género diversos, a ser visualizados num ambiente adequado.pt_PT
dc.description.abstractAsperger Syndrome is an Autistic Spectrum Disorder that affects communication and relationship skills. Children and young people with Asperger's syndrome exhibit difficulties in social relationships and are intensely interested in very specific matters. In many cases, a behavioral-oriented intervention is fundamental to improving social skills. Storytelling is a way to improve in many aspects such learning behaviors and socially appropriate responses, in the past through the use of oral form, today, taking advantage of technology and its audiovisual elements, sounds, music, animations. The objective of this project is the construction of a digital storytellingas an educational strategy for young people with Asperger's Syndrome, approaching situations of social interactions, thus contributing with a tool for therapists and parents to try to improve behaviors. In this project are described the construction processe of a digital narrative with audiovisual characteristics, approaching the conception and its failures, the corrections, and the implementation in therapeutic context always accompanied by the psychologists.Through an empirical study it was possible to verify that after observing the storyepisodes and the young people’s positive reactions to them, the use of digital storytelling triggered motivation and often became a reason for discussion about the subjects addressed. The use of digital storytelling was able to overturn the lack of teaching material that specialized stuff referred to and could also be used by parents and family. This story raises the need to produce other social stories adapted to other ages and gender and to be viewed in an adequate environment.pt_PT
dc.identifier.citationCorreia, Ana Rita Ribeiro - Digital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger [Em linha] : a história do Marco. [S.l.]: [s.n.], 2019. 79 p.
dc.identifier.tid202497585
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9813
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecursos educacionaispt_PT
dc.subjectDigital storytellingpt_PT
dc.subjectNarrativas digitaispt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectSíndrome de Aspergerpt_PT
dc.subjectContador de históriaspt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.subjectEstratégias educacionaispt_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectSocial storiespt_PT
dc.subjectSocial relationshipspt_PT
dc.titleDigital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger : a história do Marcopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTrabalho de projeto do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digital apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files