Publication
Processo de Bolonha e internalização do ensino superior
dc.contributor.author | Sobral, Maria Neide | |
dc.contributor.author | Ramos, NatƔlia | |
dc.date.accessioned | 2014-05-03T13:53:48Z | |
dc.date.available | 2014-05-03T13:53:48Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A Declaração de Bolonha (1999) foi um marco no Ć¢mbito das polĆticas de Educação Superior da UniĆ£o Europeia na construção de um modelo educativo que tem assumido caracterĆsticas internacionais. Os programas de intercĆ¢mbios, mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação Ć Educação tĆŖm fomentado novos desafios para as universidades. Um deles Ć© incorporar a interculturalidade enquanto princĆpio educativo e comunicacional para dar conta da diversidade cultural de estudantes oriundos de diferentes paĆses. Trata-se de um estudo de natureza bibliogrĆ”fica e documental com o objetivo de mapear polĆticas e programas sobre o ensino superior e seu carĆ”ter transnacional. AlĆ©m disso, evidenciam-se enunciados sobre o papel da UniĆ£o Europeia na difusĆ£o de uma cultura educativa intercultural, com tendĆŖncia a constituir-se em uma nova ordem educativa mundial. | por |
dc.description.abstract | The Bologna Declaration (1999) was a milestone in the policies of Higher Education of the European Union, the construction of an educational model that has taken on international characteristics. The exchange programs, mobilizing students, teachers and administrative staff and the integration of Information and Communication Technologies for Education have fostered new challenges for universities. One is to incorporate intercultural, educational and communicational as a principle to give against the cultural diversity of students from different countries. Mapping was policies and programs on higher education and its transnational character, it becomes clear statements about the European Unionās role in the dissemination of a culture intercultural education, with a tendency to form themselves into a new world order education. | por |
dc.identifier.citation | Sobral, Maria Neide; Ramos, NatÔlia - Processo de Bolonha e internalização do ensino superior. "Revista Tempos e Espaços em Educação" [Em linha]. ISSN 1983-6597. nº 8 (Jan./Jun. 2012), p. 107-115 | por |
dc.identifier.issn | 1983-6597 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3134 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação e interculturalidade | por |
dc.subject | Transnacionalidade | por |
dc.subject | Higher education | por |
dc.subject | Information technology and communication and intercultural | por |
dc.subject | Transnational | por |
dc.title | Processo de Bolonha e internalização do ensino superior | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 115 | por |
oaire.citation.startPage | 107 | por |
oaire.citation.title | Revista Tempos e Espaços em Educação | por |
person.familyName | Sobral | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Maria Neide | |
person.givenName | NatƔlia | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-2790-33C3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8771-7183 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8448-1846 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56769281700 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9d638ad6-7221-4053-bad6-651d9d2d980f | |
relation.isAuthorOfPublication | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 |