Repository logo
 
Publication

Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissional

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Darlinda
dc.contributor.advisorRamos, Maria do Rosário
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Paula Almeida Lopes
dc.date.accessioned2020-01-23T09:54:50Z
dc.date.available2020-01-23T09:54:50Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.date.submitted2020-01-23
dc.description.abstractO presente trabalho foca-se nas atuais tendências do ensino profissional em Portugal, analisa o perfil de quem opta por esta via de ensino e averigua as diferentes perspetivas dos formandos que frequentam o Ensino Profissional numa Associação de Formação para a Indústria que se destaca pelo trabalho que tem desenvolvido e pelos aspetos inovadores que proporciona, quer ao nível de infraestruturas e equipamentos que disponibiliza, quer ao nível do sistema do ensino que aplica - o ensino DUAL que concilia a formação teórica e prática em sala de aula, oficina ou laboratório, com a formação Prática em Contexto de Trabalho. Em termos metodológicos, e após as devidas autorizações foi aplicado um inquérito por questionário a 144 formandos que frequentam os cursos das três modalidades de formação. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos formandos que afirmam que procuram esta via de ensino devido ao gosto que apresentam pela área do curso que frequentam e pela rápida integração no mercado de trabalho. Acresce ainda o facto do conhecimento teórico/prático adquirido nos cursos que os formandos frequentam ser considerado como essencial para o desempenho de uma profissão. Sobre o grau de satisfação em relação ao curso que frequentam, uma considerável percentagem de formandos afirma estar satisfeito e completamente satisfeito.pt_PT
dc.description.abstractThis work focuses on the current trends in vocational education in Portugal, analyses the profile of those who choose this route of teaching and investigates the different perspectives of trainees attending Vocational Education in an Training Association for Industry that stands out for the work it has developed and for the innovative aspects it provides, both at the level of infrastructure and equipment it provides and at the level of the education system it applies - the DUAL teaching that combines theoretical and practical training in the classroom, workshop or laboratory, with practical training in a Work Context. In methodological terms, and after the appropriate authorisations, a questionnaire survey was applied to 144 trainees attending the courses of the three training modalities. After the descriptive analysis of the data collected and as main conclusions of the study, we highlight the perspectives of the trainees who affirm that they seek this teaching path due to their taste for the area of the course they attend and their rapid integration into the labour market. In addition, the theoretical/practical knowledge acquired in the courses that the trainees attend is considered essential for the performance of a profession. Regarding the degree of satisfaction with the course they attend, a considerable percentage of trainees claim to be satisfied and completely satisfied.pt_PT
dc.identifier.citationMedeiros, Ana Paula Almeida Lopes - Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional [Em linha] : um estudo numa escola profissional. [S.l.]: [s.n.], 2019. 132 p.
dc.identifier.tid202380173
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9095
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectSistema dual de educaçãopt_PT
dc.subjectSistemas de ensinopt_PT
dc.subjectEscolas profissionaispt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectQuestionáriospt_PT
dc.subjectVocational educationpt_PT
dc.subjectTraineespt_PT
dc.subjectProfilept_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectQuestionnairept_PT
dc.titlePerspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_AnaPaulaMedeiros.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: