Publication
Mia Couto: memória e «tradução cultural» em O Último Voo do Flamingo
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, José Paulo Cruz | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T14:51:28Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T14:51:28Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A minha leitura segue o desafio com que somos confrontados, como uma espécie de enigma, no início do romance: «os soldados [da ONU] morreram? Foram mortos?» Em busca de uma resposta, pondera aquelas questões que dizem respeito aos problemas da morte e da vida, tal como eles são colocados no mundo ficcional de Tizangara. Compreendê-los-á, então, com base nas posições contidas em «Sobre uma crítica da violência», de Walter Benjamin e nos pensamentos, quer de Emma-nuel Lévinas, quer de Jacques Derrida. Eles ajudam-nos a compreender, do ponto de vista de uma crítica ética e política da violência, o que estará em causa, não apenas para a personagem do padre Muhando — a personagem que é o centro organizador da sua trama ficcional, e cuja visão nos parece fortemente marcado pelo judaísmo – mas também as do feiticeiro Zeca Andorinho e do velho Sulplício, que pertencem ao círculo das suas amizades mais próximas. | pt_PT |
dc.description.abstract | My reading follows the challen-ge the reader is confronted with, as a sort of enigma, at the beginning of the novel: «did the[UN] soldiers die? Were they killed?». Looking for an answer, it ponders those issues of lifeand death posed by the fictive world of Tizan-gara. Those concepts are understood by taking into account not only Walter Benjamin’s po-sitions, in his Critique of Violence, but also the thoughts of both Emmanuel Lévinas and Jac-ques Derrida. They are helpfull to grasp what is at stake, from the vantage point of an ethi-cal and political critique of violence, not only for father Muhando — the character that is the organizing principle of the entire plot, and whose vision seems to be heavily influenced by judaism — but also for key-characters such as the wizard Zeca Andorinho and the old Sul-plício being, both belonging to the circle of those that are closer to him. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Esta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto «UID/ELT/00077/2019» | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, José Paulo Cruz - Mia Couto: memória e «tradução cultural» em O Último Voo do Flamingo. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 2 (jan.-junho de 2019), p. 218-235 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.53943/ELCV.0119 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2184-4097 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13618 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://e-lcv.online/index.php/revista/article/view/71 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Justiça | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | «Vida Nua» | pt_PT |
dc.subject | Alteridade | pt_PT |
dc.subject | Justice | pt_PT |
dc.subject | Memory | pt_PT |
dc.subject | «Bare Life» | pt_PT |
dc.subject | Alterity | pt_PT |
dc.subject | Mia Couto, pseud. | |
dc.title | Mia Couto: memória e «tradução cultural» em O Último Voo do Flamingo | pt_PT |
dc.title.alternative | Mia Couto: memory and «cultural translation»in The Last Flight of the Flamingo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 235 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 218 | pt_PT |
oaire.citation.title | e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes [e-LCV] | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |