Repository logo
 
Publication

O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorRocha, Lidianne
dc.contributor.authorCosta, Cleide Jane de Sá Araújo
dc.date.accessioned2021-12-14T15:40:25Z
dc.date.available2021-12-14T15:40:25Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractNa expectativa de minimizar os danos causados pelo Covid-19 aos processos pedagógicos, o padletse insere nos espaços educacionais como proposta digital que auxilia o professor na avaliação de aprendizagem e melhoria do ensino aos alunos. Com isso, indaga-se: frente à pandemia, o uso do padlet pode contribuir com a avaliação de aprendizagem dos alunos nos processos educacionais subsidiados pelas tecnologias? A hipótese é que sim, visto que o padlet pode ajudar o professor a perceber, no desempenho dos alunos, se os critérios de aprendizagem foram alcançados. A abordagem do estudo foi qualitativa com desenho documental, exploratório, experiencial e dialético. Contou com duas técnicas de investigação: a) pesquisa de opinião de 15 docentes de uma disciplina ofertada na Pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas; b) revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais entre 2020 e 2021, verificando o que a literatura mostra sobre essa temática. Os resultados apontam que mesmo com a inserção tecnológica na Educação e na mediação da avaliação da aprendizagem dos aprendizes, investigações a respeito do padlet ainda são escassas. Portanto, conclui-se ser necessária mais pesquisa sobre o recurso, refletindo na perspectiva de maior uso e apropriação do mesmo.pt_PT
dc.description.abstractIn the hope of minimizing the damage caused by Covid-19 to pedagogical processes, the padlet is inserted in educational spaces as a digital proposal that helps teachers in evaluating learning and improving teaching for students. Thus, the question is: facing the pandemic, can the use of the padlet contribute to the assessment of student learning in educational processes subsidized by technologies? The hypothesis is that yes, since the padlet can help the teacher to perceive, in the students' performance, if the learning criteria were achieved. The study approach was qualitative with a documental, exploratory, experiential and dialectical design. It counted on two investigation techniques: a) opinion poll of 15 professors of a discipline offered in the Post-graduation of a Higher Education Institution in Alagoas; b) integrative systematic bibliographic review that raised scientific productions in virtual databases between 2020 and 2021, verifying what the literature shows on this theme. The results point out that even with the technological insertion in Education and in the mediation of the apprentices' learning assessment, investigations about the padlet are still scarce. Therefore, it is concluded that more research on the resource is needed, reflecting the perspective of greater use and appropriation of it.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, Lidianne; Costa, Cleide Jane de Sá Araújo - O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 77-96pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol4iss2pp77-96pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11485
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25113pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectPadletpt_PT
dc.subjectRecursos digitaispt_PT
dc.subjectLearning assessmentpt_PT
dc.subjectDigital resourcespt_PT
dc.titleO uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexãopt_PT
dc.title.alternativeThe use of the Padlet as a digital resource for learning assessment in times of pandemics: a brief reflectionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage96pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameROCHA
person.familyNamede Sá Araújo Costa
person.givenNameLIDIANNE
person.givenNameCleide Jane
person.identifier.orcid0000-0002-1635-8715
person.identifier.orcid0000-0002-2152-0465
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb20d2ed4-758c-4912-ad50-aa3db5d628b7
relation.isAuthorOfPublicationa69dfe34-c777-4585-befc-bc1557534272
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya69dfe34-c777-4585-befc-bc1557534272

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V4 N2_p. 77-96.pdf
Size:
665.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format