Repository logo
 
Publication

Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis

dc.contributor.authorRigo, Rosa
dc.contributor.authorVitória, Maria Inês Côrte
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T17:24:00Z
dc.date.available2023-02-09T17:24:00Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEm tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentirem- se aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2) possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractIn times of cyber learning spaces, education systems need pedagogical models that enable students to engage, develop skills, and feel capable to transfer them to other contexts. Based on the Design Based Research methodology of qualitative analysis of student’s perceptions, we analyzed whether the Virtual Learning Environments discipline promoted the development of transferable skills. The findings regarding the class were primarily positive, such as it: 1) promoted debates involving educational issues related to social, political or philosophical aspects; 2) enabled coexistence in a community with different experiences and points of view; 3) created alternatives to improve pedagogical and formative practices; 4) provided solutions to complex problems; and 5) promoted meaningful engagement. The implications of the results are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future research.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & VITÓRIA. Maria Inês Côrte (2020). Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis. Educação em Revista. 36:e217239. 1-16pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217239pt_PT
dc.identifier.issn1982-6621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13355
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-469820200001&lng=en&nrm=isopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEngagement acadêmicopt_PT
dc.subjectCompetências e habilidadespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAcademic engagementpt_PT
dc.subjectSkills and abilitiespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleEngagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveispt_PT
dc.title.alternativeAcademic engagement in higher education: pedagogical premises for the development of transferable skillspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducação em Revistapt_PT
person.familyNameRIGO
person.familyNameCÔRTE VITÓRIA
person.familyNameMoreira
person.givenNameROSA
person.givenNameMARIA INES
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0001-8266-1969
person.identifier.orcid0000-0001-6450-429X
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb8864070-c4e8-4139-9557-7b29c25a421a
relation.isAuthorOfPublication8f0d0540-5298-4bd9-a720-cd10ea68d5f7
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
66.EducRevista_1982-6621-edur-36-e217239.pdf
Size:
545.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: