Repository logo
 
Publication

A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais

dc.contributor.authorCzeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya
dc.contributor.authorGarcia Perez, Daniela Jordão
dc.date.accessioned2022-01-19T16:07:49Z
dc.date.available2022-01-19T16:07:49Z
dc.date.issued2020-04-11
dc.description.abstractNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.pt_PT
dc.description.abstractOur research was developed in one of the classes of the on-line course, as a result of a partnership between the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Open University of Portugal (UAb) and the Paulista State University (UNESP), for the training of 1500 students. This study presents the experience of one of the authors in the training course of digital pedagogical mediators for distance education, emphasizing the importance of interaction and collaborative work in the construction of knowledge. Engeström’s (1994) concept of expansive learning and SCHLÜNZEN’s (2015) Constructive, Contextualized, and Meaningful (CCS) approach form the basis of this study. A quantitative and qualitative methodological approach was adopted through content analysis by Bardin (2009), from which observations are made on the nature of interaction in proposed activities in the virtual learning environment (VLE) and in a group using the WhatsApp application. We can affirm that communication processes were fundamental to form the mediator teacher, an essential condition for promoting interaction and collaborative work.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941pt_PT
dc.identifier.issn2177-8110
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11648
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectFormação de mediadores pedagógicospt_PT
dc.subjectEaDpt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectTraining of pedagogical mediatorspt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.titleA interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitaispt_PT
dc.title.alternativeInteraction and collaboration in training digital pedagogical mediatorspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEaD em Foco
oaire.citation.volumeV10pt_PT
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
941-Texto do artigo-5387-1-10-20200715.pdf
Size:
386.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format