Repository logo
 
Publication

Supervisão e colaboração: contributos para uma relação

dc.contributor.authorPedras, Sandra
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2017-02-16T17:30:58Z
dc.date.available2017-02-16T17:30:58Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAtualmente, a educação exige uma supervisão focalizada em apoiar, organizar e ajustar metodologias e estratégias de ensino, cabendo ao supervisor o papel de orientar e ao professor, o papel de instruir-se e ajustar as suas práticas letivas às necessidades educativas com que se depara diariamente. Desta forma é essencial especificar o conceito de supervisão no contexto português, quer num sentido mais lato, quer num sentido mais específico, nomeadamente no que concerne à supervisão do pessoal docente, para compreender a sua importância no seio da colaboração entre os professores, como forma de análise das práticas pedagógicas realizadas, quer ao nível individual, quer com o apoio de supervisores qualificados para o efeito. Ao mesmo tempo, são frequentes os apelos a que os professores, habituados a um trabalho autónomo e individual, adequem as suas estratégias pedagógicas, particularmente no que diz respeito à qualidade das relações de comunicação e de colaboração entre si. É, por isso, fundamental que os profissionais da educação diligenciem as suas práticas profissionais de acordo com as necessidades dos alunos, através do diálogo e da partilha. Através destas ações, poderá existir uma evolução no processo de ensino-aprendizagem que preconiza o sucesso dos discentes (Alarcão; Canha, 2013; Vieira, 2012). No presente artigo exploramos os conceitos de supervisão e de colaboração, avançando uma análise das relações entre os conceitos, nomeadamente apontando subsídios sobre a supervisão colaborativa e sobre a supervisão das relações de colaboração.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPedras, Sandra; Seabra, Filipa - Supervisão e colaboração : contributos para uma relação. "Transmutare" [Em linha]. ISSN 2525-6475. p. 293-312pt_PT
dc.identifier.doi10.3895/rtr.v1n2.4379pt_PT
dc.identifier.issn2525-6475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4379pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectSupervisão escolarpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.titleSupervisão e colaboração: contributos para uma relaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage312pt_PT
oaire.citation.startPage293pt_PT
oaire.citation.titleTransmutarept_PT
oaire.citation.volume1(2)pt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Publicado.pdf
Size:
733.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: