Publication
Supervisão e colaboração: contributos para uma relação
dc.contributor.author | Pedras, Sandra | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2017-02-16T17:30:58Z | |
dc.date.available | 2017-02-16T17:30:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a educação exige uma supervisão focalizada em apoiar, organizar e ajustar metodologias e estratégias de ensino, cabendo ao supervisor o papel de orientar e ao professor, o papel de instruir-se e ajustar as suas práticas letivas às necessidades educativas com que se depara diariamente. Desta forma é essencial especificar o conceito de supervisão no contexto português, quer num sentido mais lato, quer num sentido mais específico, nomeadamente no que concerne à supervisão do pessoal docente, para compreender a sua importância no seio da colaboração entre os professores, como forma de análise das práticas pedagógicas realizadas, quer ao nível individual, quer com o apoio de supervisores qualificados para o efeito. Ao mesmo tempo, são frequentes os apelos a que os professores, habituados a um trabalho autónomo e individual, adequem as suas estratégias pedagógicas, particularmente no que diz respeito à qualidade das relações de comunicação e de colaboração entre si. É, por isso, fundamental que os profissionais da educação diligenciem as suas práticas profissionais de acordo com as necessidades dos alunos, através do diálogo e da partilha. Através destas ações, poderá existir uma evolução no processo de ensino-aprendizagem que preconiza o sucesso dos discentes (Alarcão; Canha, 2013; Vieira, 2012). No presente artigo exploramos os conceitos de supervisão e de colaboração, avançando uma análise das relações entre os conceitos, nomeadamente apontando subsídios sobre a supervisão colaborativa e sobre a supervisão das relações de colaboração. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pedras, Sandra; Seabra, Filipa - Supervisão e colaboração : contributos para uma relação. "Transmutare" [Em linha]. ISSN 2525-6475. p. 293-312 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.3895/rtr.v1n2.4379 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2525-6475 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6144 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4379 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.title | Supervisão e colaboração: contributos para uma relação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Curitiba, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 312 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 293 | pt_PT |
oaire.citation.title | Transmutare | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1(2) | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |