Publication
Perceções de coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Inês, Helena | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Pacheco, José A. | |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T12:25:19Z | |
dc.date.available | 2020-10-16T12:25:19Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | As diversidades caracterizam a escola pública do século XXI e a sua gestão eficaz apela a um ensino diferenciado, potenciador de equidade e sucesso de cada aluno, e ancorado numa formação docente apropriada. A comunicação foca-se no modo como a formação de professores de 2º Ciclo do Ensino Básico, atinente ao trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, é perspetivada por coordenadores de cursos de formação inicial. Norteados por esta inquietação, definimos vários objetivos, um dos quais será aqui tratado: Indagar as perceções dos coordenadores de formação inicial acerca da formação de professores do 2.º CEB. Com o intuito de responder aos objetivos definidos, optámos por uma metodologia de caráter interpretativo, com recurso a métodos mistos. No contexto desta comunicação, apresentamos exclusivamente dados recolhidos por entrevista semiestruturada a coordenadores de cursos de formação docente inicial, e sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados indiciam uma preocupação generalizada com a formação inicial proposta. Um cuidado ascendente com a gestão de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, também foi percetível a partir das conceções e posições dos entrevistados, que se mostraram favoráveis à revisão da formação inicial e à mudança. Com efeito, a maioria dos planos de estudos incorpora já unidades ou conteúdos curriculares, no âmbito de uma gestão curricular e pedagógica diferenciada e personalizada. Por outro lado, uma vez inseridos, os conteúdos curriculares são mantidos em planos de estudos posteriores, pelo que concluímos que a formação docente tende a estar atenta às diversidades. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Inês, H., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2020). Perceções de Coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB. In. M. P. Bermúdez (Org.), 8th International Congress of Educational Sciences and Development: Book of Abstracts (pp. 181-182). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual. ISBN: 978-84-09-19786-6 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-19786-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10073 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Asociación Española de Psicología Conductual | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://pt.educationcongress8.com/libro-de-resumenes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Perceções de coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Granada, Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 182 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 181 | pt_PT |
oaire.citation.title | 8th International Congress of Educational Sciences and Development: Book of Abstracts | pt_PT |
person.familyName | Inês | |
person.familyName | Seabra | |
person.familyName | Pacheco | |
person.givenName | Helena | |
person.givenName | Filipa | |
person.givenName | José Augusto | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | A116-A4F4-0D54 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.ciencia-id | C61F-7EC6-8365 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7012-0735 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4623-6898 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24385483100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication | 6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1