Repository logo
 
Publication

Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada

dc.contributor.authorSales, Mary
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T16:33:30Z
dc.date.available2023-02-09T16:33:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI.pt_PT
dc.description.abstractThe research proposal presents a conceptual reflection on what is theoretically understood by competence and digital competence in the context of contemporary education. Seeking to understand the relationship between pedagogical practices and technologies, most specifically when it is concerned with the practices developed in classroom and the domain of technology related to education, we developed this research, seeking, on the one hand, to expand the notion of digital teacher competence, and on the other hand, to present some existing references in portuguese language for teachers to self-assess and identify their digital skills, in areas such as professional development, citizenship digital and pedagogical. To this end, we conducted a bibliographic research that made it possible to analyze the conceptual understandings of competence and digital teaching competence that intends to contribute to a more comprehensive and in line with the educational reality of the 21st century. hpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSALES, Mary Valda, & Moreira, J. António (2019). Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada. Revista UFG, 19, 1-31.pt_PT
dc.identifier.doi10.5216/revufg.v19.65122pt_PT
dc.identifier.issn2179-2925
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13350
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65122/35310pt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectDigital skillspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.titleCartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliadapt_PT
dc.title.alternativeConceptual cartography of competence and digitalskill: an expanded understandingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista UFGpt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameSales
person.familyNameMoreira
person.givenNameMary
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-1315-1054
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridE-5516-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa701f623-f80b-4db5-a2ad-8029138b5916
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
59.Artigo_65122.pdf
Size:
865.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: