Publication
Comunidades e aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T10:48:58Z | |
dc.date.available | 2020-08-05T10:48:58Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | Apesar do progresso no domínio do conhecimento referente à aprendizagem enquanto processo social, a maioria dos modelos de gestão da aprendizagem parece ignorar o papel crucial da interacção e da construção social do conhecimento na promoção de aprendizagens efectivas e significativas. Este tipo de aprendizagem requer a criação de ambientes sociais contextualmente ricos, cujas virtudes podem ser plenamente observadas nas comunidades de aprendizagem. O elemento central desta concepção é facilitar a interacção entre os indivíduos que partilhem objectivos comuns, de molde a construir um sentimento de responsabilidade partilhada e promover o esforço colectivo na criação de recursos e no apoio à aprendizagem. Este artigo aborda a dimensão social e cultural da gestão da aprendizagem e ilustra as componentes fundamentais do modelo de comunidades de aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Afonso, A. P. (2001). Comunidades e Aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem, Atas da IIª Conferência Internacional - TIC na Educação Challenges 2001, pp. 427-432. Centro de Competência Nónio Séc. XXI Universidade do Minho. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9916 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência Nónio Séc. XXI | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.nonio.uminho.pt/challenges2001/challenges.htm | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunidades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Modelos de gestão de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Contextos | pt_PT |
dc.title | Comunidades e aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 432 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 427 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas da IIª Conferência Internacional - TIC na Educação Challenges 2001 | pt_PT |
person.familyName | Afonso | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.identifier.ciencia-id | 0F14-9519-51DD | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6701-0922 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56027709100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- apa_challenges2001.pdf
- Size:
- 2.37 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- paper