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Abstract(s)
Apesar do progresso no domínio do conhecimento referente à aprendizagem enquanto processo social, a maioria dos modelos de gestão da aprendizagem parece ignorar o papel crucial da interacção e da construção social do conhecimento na promoção de aprendizagens efectivas e significativas. Este tipo de aprendizagem requer a criação de ambientes sociais contextualmente ricos, cujas virtudes podem ser plenamente observadas nas comunidades de aprendizagem. O elemento central desta concepção é facilitar a interacção entre os indivíduos que partilhem objectivos comuns, de molde a construir um sentimento de responsabilidade partilhada e promover o esforço colectivo na criação de recursos e no apoio à aprendizagem. Este artigo aborda a dimensão social e cultural da gestão da aprendizagem e ilustra as componentes fundamentais do modelo de comunidades de aprendizagem.
Description
Keywords
Comunidades de aprendizagem Modelos de gestão de aprendizagem Interação Contextos
Pedagogical Context
Citation
Afonso, A. P. (2001). Comunidades e Aprendizagem: um modelo para gestão da aprendizagem, Atas da IIª Conferência Internacional - TIC na Educação Challenges 2001, pp. 427-432. Centro de Competência Nónio Séc. XXI Universidade do Minho.
Publisher
Universidade do Minho. Centro de Competência Nónio Séc. XXI