Publication
O conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugal
| dc.contributor.author | Marcon, Karina | |
| dc.contributor.author | Carvalho, Marie Jane Soares | |
| dc.date.accessioned | 2014-05-06T08:52:53Z | |
| dc.date.available | 2014-05-06T08:52:53Z | |
| dc.date.issued | 2013-12 | |
| dc.description.abstract | Acreditamos que cursos de formação inicial de professores a distância podem ser espaços de apropriação participativa das tecnologias digitais de rede, na medida em que o projeto pedagógico, o currículo e a concepção didático-metodológica do curso pressuponham inclusão digital. Esse artigo decorre de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em uma tese de Doutorado em Educação, cujo objetivo é analisar a compreensão e a prática da inclusão digital na formação de educadores a distância das Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. A primeira parte dessa pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico, buscando compreender como está sendo concebido o conceito de inclusão digital nas pesquisas acadêmicas do Brasil e de Portugal e suas articulações com a formação docente, tema sobre o qual nos debruçamos nesse texto. | por |
| dc.description.abstract | It is believed that teacher’s initial training courses done on a distance can be spaces for digital network technologies participatory ownership, to the extent that the educational project, the curriculum and the teaching-methodological conception presuppose the digital inclusion. This article accrues from a research that is being developed as a Doctoral Dissertation in Education, which aims to examine the understanding and practice of digital inclusion in a distance teacher training at Open Universities in Brazil and Portugal. The first part of the present research is a bibliographic survey objects to understand how the digital inclusion concept is being designed in the academic research in Brazil and Portugal and their links with teacher training, a subject on which we concentrate in this text. | por |
| dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
| dc.identifier.citation | Marcon, Karina; Carvalho, Marie Jane Soares - O conceito de inclusão digital [Em linha]: estado da arte no Brasil e em Portugal. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16 | por |
| dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3164 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade Aberta | por |
| dc.publisher | LE@D | |
| dc.subject | Inclusão digital | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.subject | Ensino a distância | por |
| dc.subject | Digital inclusion | por |
| dc.subject | Teacher training | por |
| dc.subject | Distance education | por |
| dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
| dc.title | O conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugal | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 16 | por |
| oaire.citation.startPage | 1 | por |
| oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
