Repository logo
 
Publication

O conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugal

dc.contributor.authorMarcon, Karina
dc.contributor.authorCarvalho, Marie Jane Soares
dc.date.accessioned2014-05-06T08:52:53Z
dc.date.available2014-05-06T08:52:53Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractAcreditamos que cursos de formação inicial de professores a distância podem ser espaços de apropriação participativa das tecnologias digitais de rede, na medida em que o projeto pedagógico, o currículo e a concepção didático-metodológica do curso pressuponham inclusão digital. Esse artigo decorre de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em uma tese de Doutorado em Educação, cujo objetivo é analisar a compreensão e a prática da inclusão digital na formação de educadores a distância das Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. A primeira parte dessa pesquisa trata-se de um levantamento bibliográfico, buscando compreender como está sendo concebido o conceito de inclusão digital nas pesquisas acadêmicas do Brasil e de Portugal e suas articulações com a formação docente, tema sobre o qual nos debruçamos nesse texto.por
dc.description.abstractIt is believed that teacher’s initial training courses done on a distance can be spaces for digital network technologies participatory ownership, to the extent that the educational project, the curriculum and the teaching-methodological conception presuppose the digital inclusion. This article accrues from a research that is being developed as a Doctoral Dissertation in Education, which aims to examine the understanding and practice of digital inclusion in a distance teacher training at Open Universities in Brazil and Portugal. The first part of the present research is a bibliographic survey objects to understand how the digital inclusion concept is being designed in the academic research in Brazil and Portugal and their links with teacher training, a subject on which we concentrate in this text.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationMarcon, Karina; Carvalho, Marie Jane Soares - O conceito de inclusão digital [Em linha]: estado da arte no Brasil e em Portugal. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-16por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3164
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectDigital inclusionpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectDistance educationpor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleO conceito de inclusão digital : estado da arte no Brasil e em Portugalpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage16por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
o conceito de inclusão.pdf
Size:
234.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
o conceito de inclusão.apresent..pdf
Size:
985.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: