Repository logo
 
Publication

Estratégias de active learning para uma aula ativa

dc.contributor.authorPereira, Isabel
dc.contributor.authorRodrigues, Carina
dc.contributor.authorCosta, Sandro
dc.contributor.authorFrancisco, Manuela
dc.contributor.authorMineiro, Joana
dc.contributor.authorPedro, Sónia
dc.contributor.authorMaximiano, Catarina
dc.contributor.authorEsperança, Cláudio
dc.date.accessioned2021-09-30T14:30:45Z
dc.date.available2021-09-30T14:30:45Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.pt_PT
dc.description.abstractIn a day and age where society gives ever more relevance to individuals' ability to work in a group, to problem-solve, be creative and to think critically, there's an immediate need to change learning spaces, to make them better for experimentation, sharing and interaction. In this article, we reflect and describe active learning strategies, capable of creating a transformative classroom, that helps develop students capable of co-creating and search for solutions in games, individual and group dynamics and activities, through the use of digital and non-digital solutions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, I., Rodrigues, C., Costa, S., Francisco, M., Mineiro, J., Pedro, S., Maximiano, C. & Esperança, C. (2019). Estratégias de active learning para uma aula ativa. Revista Interacções, 15(52), 52–65. https://doi.org/10.25755/int.19113pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.19113pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11178
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.titleEstratégias de active learning para uma aula ativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue52pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameFrancisco
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-idED14-64DB-4165
person.identifier.orcid0000-0002-4507-7859
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryee397c55-e983-468b-9799-8761e24ec999

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19113-Texto do Trabalho-68858-1-10-20191230.pdf
Size:
925.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format