Repository logo
 
Publication

Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.date.accessioned2023-02-09T14:03:10Z
dc.date.available2023-02-09T14:03:10Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.pt_PT
dc.description.abstractWeb tools, online learning and mobile devices' potential have brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is the need to reconfigure (virtual) learning environments that answer the needs of students' "mobile minds" in this digital and networked society. Thus, with the objective of analysing the impact of a digital environment created in an instant messaging app - WhatsApp - in academic students' self-concept in postgraduate courses, based on the qualitative analysis of their perceptions, we developed the present work. The results show that using WhatsApp, based on principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can have very positive effects on the academic self-concept of higher education students, namely Motivation, Confidence in their Capacities and Relation with Colleagues.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-18pt_PT
dc.identifier.issn1984- 6576
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13346
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/8128pt_PT
dc.subjectDispositivos digitaispt_PT
dc.subjectWhatsApppt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectDigital devicespt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.titleReconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApppt_PT
dc.title.alternativeReconfiguring virtual learning environments with whatsApppt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleREVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literaturapt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameTrindade
person.givenNameJ. António
person.givenNameSara Dias
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
43.ArtigoRevelli_AVA_Whatsapp.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: