Repository logo
 
Publication

Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal

dc.contributor.authorInês, Helena
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorPacheco, José A.
dc.date.accessioned2022-02-02T13:01:03Z
dc.date.available2022-02-02T13:01:03Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2022-02-02T11:06:06Z
dc.description.abstractO artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação.pt_PT
dc.description.abstractThe article focuses on teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) in Portugal, within the scope of the curriculum and pedagogical management of diversities, particularly for students with learning difficulties or disabilities. At the national level, all plans of study dedicated to the initial and continuing training of 2nd CEB teachers were analyzed. The objectives - i) to characterize the initial training study plans and ii) to know the offer of continuous training, in the context of diversity management and, namely, for students with learning difficulties or disabilities - called for a qualitative methodology. The data, subject to content analysis, were collected by documental analysis in initial study plans and in continuous training plans. The results highlight growing importance and concern with the management of diversities, visible in the inclusion of curricular content in initial and continuing training plans. However, this recognition has not yet been fully generalized, which is why we believe that we are still in times of consolidation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle53.01pt_PT
dc.identifier.issn1646-401X
dc.identifier.slugcv-prod-2674003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11693
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectDiversidadespt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectGestão curricular e pedagógicapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPlanos curricularespt_PT
dc.subjectDiversitiespt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectCurricular and pedagogical managementpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectCurriculum planspt_PT
dc.titleFormação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeTeacher training to manage diversities in the regular classroom, in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume53pt_PT
person.familyNameInês
person.familyNameSeabra
person.familyNamePacheco
person.givenNameHelena
person.givenNameFilipa
person.givenNameJosé Augusto
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idA116-A4F4-0D54
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-idC61F-7EC6-8365
person.identifier.orcid0000-0001-7012-0735
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0003-4623-6898
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id24385483100
rcaap.cv.cienciaid991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VersaoPublicadaRLE.pdf
Size:
655.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: