Publication
Heróis da Luz : a jornada de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino do Suporte Básico de Vida
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Mendes, Ingrid Nery | |
dc.contributor.author | Mendes, Filipe Valente | |
dc.contributor.author | Santos, Viviane Almeida dos | |
dc.contributor.author | Teixeira, Otávio Noura Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T16:52:58Z | |
dc.date.available | 2025-01-31T16:52:58Z | |
dc.date.issued | 2024-08 | |
dc.description.abstract | Este trabalho discute a importância dos jogos, especialmente dos jogos sérios, na assimilação e reforço de conhecimentos específicos, como o Suporte Básico de Vida (SBV). Destaca a necessidade da prática regular para manter este conhecimento, especialmente entre estudantes de enfermagem, socorristas e outros profissionais de saúde. Um protótipo de software foi desenvolvido para resolver essa lacuna de memória, usando mecânicas de jogos para incentivar a prática constante de SBV. O projeto seguiu as diretrizes sugeridas pelo grupo de pesquisa Jogos e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil, resultando na criação de um protótipo digital utilizando o motor de jogos Ren'Py, escolhido por sua ênfase narrativa, que faz uso da linguagem de programação Python, com baixa complexidade de implementação e custo. | por |
dc.description.abstract | This work discusses the importance of games, especially the kind of serious games, in the assimilation and reinforcement of specific knowledge, such as Basic Life Support (BLS). It highlights the need for regular practice to maintain this knowledge, especially among nursing students, first responders and other healthcare professionals. A software prototype was developed to address this memory gap, using game mechanics to encourage consistent BLS practice. The project followed the guidelines established by the Games and Health research group, Fundação Oswaldo Cruz from Brasil, resulting in the creation of a digital prototype using the Ren'Py game engine, chosen for its narrative emphasis, which makes use of the Python programming language, with low implementation complexity and cost | eng |
dc.identifier.doi | 10.34627/redvol7iss2e202424 | |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19442 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Universidade Aberta, LE@D | |
dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36766 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Jogos sérios | |
dc.subject | Suporte básico de vida | |
dc.subject | Ressuscitação cardiopulmonar | |
dc.subject | Design de jogos | |
dc.subject | Jogos de saúde | |
dc.subject | Serious games | |
dc.subject | Basic life support | |
dc.subject | Cardiopulmonary resuscitation | |
dc.subject | Game design | |
dc.subject | Heath games | |
dc.title | Heróis da Luz : a jornada de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino do Suporte Básico de Vida | por |
dc.title.alternative | Heroes of Light: a serious game development journey for basic Life Support Education | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 2 | |
oaire.citation.title | RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning | |
oaire.citation.volume | 7 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |