Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integração duma rede social em educação aberta e a distância: impacto do Microblog num MOOC

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
linamorgado_mramalheiro.pdfcapítulo952.32 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Vários estudos já demonstraram a importância da presença social para aumentar a aprendizagem efetiva. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir o uso do microblog como potenciador da presença social e da interação e comunicação no contexto dum MOOC. Há atualmente uma grande variedade de formas e ferramentas de comunicação e publicação online que constituem a web social. No entanto, muitas dessas formas de comunicação requerem um investimento considerável de tempo e atenção, tanto em termos de preparação / produção do que é publicado e partilhado, bem como a respeito da interação (leitura, visualização de digitalização) do que é partilhado por outros utilizadores. O Twitter lançou uma nova forma de publicar e comunicar online através de mensagens curtas (140 caracteres), agora conhecido como microbloguing. Desde então, outras formas "curtas" de publicar e compartilhar conteúdo têm aparecido. Dentro do modelo e abordagem pedagógica para a implementação de cursos online abertos e massivos, o uso do microbloguing desempenhou um papel importante. Durante a semana de familiarização, a ferramenta de microbloguing foi usado como uma ferramenta de comunicação entre os facilitadores e os participantes, dando espaço para a socialização e crescimento de uma comunidade de aprendizagem.

Description

Keywords

Educação aberta e a distância MOOC Modelo iMOOC Rede social Microblog Comunidade de inquirição Presença social Open education Distance education MOOCs Microbloguing Community of inquiry Social presence

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue