Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
capítulo | 952.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Vários estudos já demonstraram a importância da presença social para aumentar a aprendizagem efetiva. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir o uso do microblog como potenciador da presença social e da interação e comunicação no contexto dum MOOC.
Há atualmente uma grande variedade de formas e ferramentas de comunicação e publicação online que constituem a web social. No entanto, muitas dessas formas de comunicação requerem um investimento considerável de tempo e atenção, tanto em termos de preparação / produção do que é publicado e partilhado, bem como a respeito da interação (leitura, visualização de digitalização) do que é partilhado por outros utilizadores. O Twitter lançou uma nova forma de publicar e comunicar online através de mensagens curtas (140 caracteres), agora conhecido como microbloguing. Desde então, outras formas "curtas" de publicar e compartilhar conteúdo têm aparecido.
Dentro do modelo e abordagem pedagógica para a implementação de cursos online abertos e massivos, o uso do microbloguing desempenhou um papel importante. Durante a semana de familiarização, a ferramenta de microbloguing foi usado como uma ferramenta de comunicação entre os facilitadores e os participantes, dando espaço para a socialização e crescimento de uma comunidade de aprendizagem.
Description
Keywords
Educação aberta e a distância MOOC Modelo iMOOC Rede social Microblog Comunidade de inquirição Presença social Open education Distance education MOOCs Microbloguing Community of inquiry Social presence
Citation
Publisher
Appris