Publication
Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais
dc.contributor.author | Cabral, Ana Lúcia Tinoco | |
dc.contributor.author | Seara, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2014-03-24T13:28:07Z | |
dc.date.available | 2014-03-24T13:28:07Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | Considerando a linguagem de um ponto de vista enunciativo e interacional e por meio de uma metodologia que consiste em recensear regularidades de uso, o presente estudo visa mostrar alguns resultados que decorrem da análise comparativa e constrastiva de textos instrucionais constantes de unidades curriculares lecionadas em sistema de e-learning, numa universidade portuguesa e numa universidade brasileira, que prestam exclusiva ou particular atenção a esta forma de ensino. As análises focalizam o uso da linguagem em textos instrucionais e buscam estabelecer critérios para a avaliação sobre a adequação da linguagem utilizada, privilegiando, numa dimensão discursivo-pragmática, a eficácia desses enunciados. Observa-se sobretudo a preocupação com a interação que promove a dimensão colaborativa que, neste tipo de ensino, deve ser incentivada. Privilegiar-se-á a análise focalizada em estratégias verbais que estão ao serviço da dimensão colaborativa, nomeadamente as estratégias de cortesia e a construção da dimensão intersubjetiva. Apresenta-se uma abordagem comparativa, a partir da qual se confrontam os resultados de análise do texto português com o brasileiro. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEAD | por |
dc.identifier.citation | Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel Roboredo - Questões linguísticas na educação a distância : interação verbal e produção de materiais. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013. "Colóquio Luso-Brasileiro... [Em linha] : atas". Lisboa: Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. 15 p. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-738-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3020 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Aberta | por |
dc.publisher | LE@D | |
dc.subject | Elearning | por |
dc.subject | Interação verbal | por |
dc.subject | Análise linguístico-textual | por |
dc.subject | Verbal interaction | por |
dc.subject | Linguistic and textual analysis | por |
dc.subject | Verbal interaction | |
dc.subject | Linguistic and textual analysis | |
dc.subject | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | |
dc.title | Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiais | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 15 | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning | por |
person.familyName | Seara | |
person.givenName | Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | CF12-7F83-CF53 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2117-5320 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | e502af87-795d-4edb-b9e0-7541da4e42d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e502af87-795d-4edb-b9e0-7541da4e42d8 |