Repository logo
 
Publication

Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professores

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMouraz, Ana
dc.contributor.authorAlemão, Rosália Silva
dc.date.accessioned2025-01-24T17:09:02Z
dc.date.available2025-01-24T17:09:02Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.date.submitted2025-01-24
dc.description.abstractEste estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.por
dc.description.abstractThis study investigates the effects of contextual, professional and personal changes on the professional development and (re)construction of identity among Portuguese teachers in Basic and Secondary Education, working in the Autonomous Region of the Azores, with careers spanning significant timeframes. Using a qualitative and phenomenological approach, based on biographicalprofessional narratives, in-depth interviews were conducted with three teachers with 25 to 30 years of experience. Data analysis, carried out with MAXQDA24 software, revealed that educational policies, school contexts, and personal events play a critical role in shaping teachers' professional identity. The findings highlight resilience as central to adapting to changes and maintaining commitment to the profession. Additionally, teachers' professional identity was found to evolve from content-focused approaches to a perspective centered on student well-being and development. Furthermore, the study underscores the contribution of continuous professional development programs that transcend technical skills improvement, encompassing emotional and social competencies that support resilience and strengthen professional identity. Although the results are significant, the qualitative nature of the study and the geographical constraint (Azores) limit generalization to other contexts. Future research could explore these themes with larger, more diverse groups and through longitudinal studies.eng
dc.identifier.tid203886860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19405
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectDesenvolvimento profissional docente
dc.subjectIdentidade profissional
dc.subjectResiliência profissional
dc.subjectMudança e profissionalidade
dc.subjectFatores de mudança associados à docência
dc.subjectTeacher professional development
dc.subjectProfessional identity
dc.subjectProfessional resilience
dc.subjectChange and professionalism
dc.subjectFactors of change in teaching
dc.titleContextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_RosaliaAlemao.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: