datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.contributor.editor | Martín, Ana Belén | |
dc.contributor.editor | Márquez, Maria del Mar | |
dc.contributor.editor | Casanova, Elena | |
dc.contributor.editor | Gea, Silvia | |
dc.contributor.editor | Fuentes, María del Carmen | |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T10:02:23Z | |
dc.date.available | 2025-01-27T10:02:23Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A perceção metacognitiva refere-se à capacidade de um indivíduo de refletir sobre e controlar seus próprios processos cognitivos. Em estudantes do ensino superior, especialmente em contextos online, essa competência pode ter um impacto significativo no sucesso académico e na aprendizagem autodirigida. O nosso estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da perceção metacognitiva de um conjunto de estudantes online. Para tal utilizou-se o questionário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) para recolher informações sobre o seu conhecimento metacognitivo e a sua capacidade de regulação cognitiva. A nossa amostra é composta por 184 estudantes em ensino a online, sendo 82,6% do sexo feminino e 17,4% do sexo masculino. Com a média de idades de 42 anos (SD 9,96), sendo a idade máxima de 75 anos e a idade mínima de 21 anos. Encontram-se a frequentar o 1º ano da licenciatura X. Observou-se 77% do conhecimento cognitivo e 86% de capacidade de regulação cognitiva. O diagnóstico da perceção metacognitiva destes estudantes revelou um bom resultado tanto para o conhecimento do seu próprio conhecimento (conhecimento metacognitivo, quanto para a competência de monitorizar e controlar o seu conhecimento (regulação da cognição). Estudantes em cursos online enfrentam desafios específicos que podem impactar negativamente a sua aprendizagem se não desenvolverem habilidades metacognitivas adequadas. Para ajudar os alunos a desenvolverem competências metacognitivas os professores devem incorporar várias estratégias nos seus cursos online. | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14679/3762 | |
dc.identifier.isbn | 978-84-1070-927-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19407 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | DYKINSON, S.L. | |
dc.relation.hasversion | https://www.dykinson.com/libros/innovacion-docente-e-investigacion-en-educacion-desafios-de-la-ensenanza-y-aprendizaje-en-la-educacion-superior/9788410709270/ | |
dc.relation.ispartofseries | Innovación Docente e Investigación en Educación Superior | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Perceção metacognitiva | |
dc.subject | Metacognição | |
dc.subject | Autorregulação | |
dc.subject | Ensino online | |
dc.title | Perceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 233 | |
oaire.citation.startPage | 225 | |
oaire.citation.title | Innovación Docente e Investigación en Educación: Desafíos de la Enseñanza y Aprendizaje en la Educación Superior | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Goulão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd |