Repository logo
 
Publication

Perceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.editorMartín, Ana Belén
dc.contributor.editorMárquez, Maria del Mar
dc.contributor.editorCasanova, Elena
dc.contributor.editorGea, Silvia
dc.contributor.editorFuentes, María del Carmen
dc.date.accessioned2025-01-27T10:02:23Z
dc.date.available2025-01-27T10:02:23Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA perceção metacognitiva refere-se à capacidade de um indivíduo de refletir sobre e controlar seus próprios processos cognitivos. Em estudantes do ensino superior, especialmente em contextos online, essa competência pode ter um impacto significativo no sucesso académico e na aprendizagem autodirigida. O nosso estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da perceção metacognitiva de um conjunto de estudantes online. Para tal utilizou-se o questionário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) para recolher informações sobre o seu conhecimento metacognitivo e a sua capacidade de regulação cognitiva. A nossa amostra é composta por 184 estudantes em ensino a online, sendo 82,6% do sexo feminino e 17,4% do sexo masculino. Com a média de idades de 42 anos (SD 9,96), sendo a idade máxima de 75 anos e a idade mínima de 21 anos. Encontram-se a frequentar o 1º ano da licenciatura X. Observou-se 77% do conhecimento cognitivo e 86% de capacidade de regulação cognitiva. O diagnóstico da perceção metacognitiva destes estudantes revelou um bom resultado tanto para o conhecimento do seu próprio conhecimento (conhecimento metacognitivo, quanto para a competência de monitorizar e controlar o seu conhecimento (regulação da cognição). Estudantes em cursos online enfrentam desafios específicos que podem impactar negativamente a sua aprendizagem se não desenvolverem habilidades metacognitivas adequadas. Para ajudar os alunos a desenvolverem competências metacognitivas os professores devem incorporar várias estratégias nos seus cursos online.por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14679/3762
dc.identifier.isbn978-84-1070-927-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19407
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherDYKINSON, S.L.
dc.relation.hasversionhttps://www.dykinson.com/libros/innovacion-docente-e-investigacion-en-educacion-desafios-de-la-ensenanza-y-aprendizaje-en-la-educacion-superior/9788410709270/
dc.relation.ispartofseriesInnovación Docente e Investigación en Educación Superior
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectPerceção metacognitiva
dc.subjectMetacognição
dc.subjectAutorregulação
dc.subjectEnsino online
dc.titlePerceção metacognitiva em estudantes do ensino superior onlinepor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage233
oaire.citation.startPage225
oaire.citation.titleInnovación Docente e Investigación en Educación: Desafíos de la Enseñanza y Aprendizaje en la Educación Superior
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameGoulão
person.givenNameFátima
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Perceçao_metacognitiva.pdf
Size:
3.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: