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Research Project

Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers

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Publications

Detailing an e-Learning course on software engineering and architecture using BPMN
Publication . Morais, Ceres Germanna Braga; Pedrosa, Daniela; Fontes, Mario Madureira; Cravino, José; Morgado, Leonel
We have employed BPMN diagrams to expose the foreseen teaching and learning activities of participants in an e-learning course under planning. This provided clarification of the teaching and learning actions, revealing to the educational planning team aspects which were not explicit in the lecturer’s plan, such as: the level of effort for the teacher as well as for the student; specific moments when there is a need to provide feedback and motivation. We believe that this exercise constitutes a rich and helpful contribution in planning and visualization efficient for other teaching teams of computer programming courses.
Uma proposta para apoiar a autorreflexão das aprendizagens em contexto on-line
Publication . Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Castelhano, Maria; Curado, Eliana
Com o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem na transição da programação básica para a programação avançada de computadores, desenvolvemos a primeira iteração de adaptação da abordagem SimProgramming para o contexto de e-learning (e-SimProgramming). Um dos ajustes ocorreu ao nível da adaptação das reflexões quinzenais para o contexto de e-learning com recurso à ferramenta Google Forms. As reflexões quinzenais consistem num instrumento que permite aos alunos fazerem uma autorreflexão das suas estratégias de autorregulação das aprendizagens, em torno de três questões centrais. Realizamos uma análise descritiva da evolução da entrega de um total de 83 reflexões quinzenais ao longo do semestre, para identificar a regularidade de entrega das reflexões quinzenais e a sua relação com o sucesso obtido pelos alunos. Discutimos ainda as razões para as quebras de regularidade identificadas e as suas implicações no desempenho dos alunos.
O digital na investigação qualitativa em educação
Publication . Moreira, António; Costa, António Pedro; Silva, Katia Alexandra de Godoi e; Bryda, Grzegorz
A investigação qualitativa tem vindo lentamente a mudar e a influenciar vários domínios de conhecimento e ação humana, não só por questões de “escola de pensamento”, mas também, eventualmente e por maioria de razão, por o digital ter vindo a favorecer a eliminação de dimensões de dificuldade e tempo despendido no tratamento de dados, que cada vez mais tornam esta abordagem essencial a áreas que, até há pouco tempo, a desvalorizavam. A convergência digital encetada nos anos noventa, com o advento da democratização da internet, propiciou um boom de ligações de redes e recursos que rápida e exponencialmente se afirmaram, atribuindo ao digital uma tripla função: de meio de exploração de dados; de objeto aberto de estudo; e de partilha ubíqua de procedimentos e resultados. Os pacotes de software disponíveis favorecem a adoção de estratégias e processos impensáveis há pouco mais de vinte anos. Neste sentido, o investigador não deve descartar-se da sua responsabilidade, desenvolvendo competências éticas na utilização de ferramentas de apoio à análise de dados. No mundo da investigação qualitativa em educação e em presença de realidades cada vez mais voláteis, o digital é de primordial importância na interpretação atempada dos dados, se se pretende compreender para atuar. É assim finalidade última do presente capítulo, fazer uma história breve dos softwares de apoio à análise qualitativa de dados e sua evolução e implicações na investigação em educação. O presente texto aborda tanto os impactos da tecnologia – novas formas de registo e recolha de dados –, como novas formas de realizar a análise, sendo que a maioria dos investigadores reconhece que, na esmagadora maioria dos casos, a utilização de tecnologia geralmente influencia ambos.
Narrative-driven immersion and students perceptions in an online software programming course
Publication . Fontes, Mario Madureira; Pedrosa, Daniela; Araújo, Tânia; Morais, Ceres Germanna Braga; Costa, Aline; Cravino, José; Morgado, Leonel
Learning software programming is challenging for software engineering students. In this paper, students’ engagement in learning software engineering programming is considered under the SimProgramming approach using the OC2-RD2 narrative technique to create an immersive learning context. The objectives of this paper are twofold: presenting a narrative-driven immersive learning approach to introduce software engineering concepts and coding techniques to online undergraduate students; and analyzing the students’ feedback on this approach. Thematic analysis of the metacognitive tasks was performed on the students’ fortnightly reflections about their learning progress. Content analysis was based on interest categories, students’ perceptions, metacognitive challenges, narratives, examples and aspects to be kept or to be improved. Data from the content analysis were organized into categories, subcategories, indicators, and recording units and their categorization was peer-reviewed. The narratives were considered by the students as interesting, appealing, akin to professional reality and promoting interaction. Most students thought the approach was helpful for learning software programming.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UID/CED/00194/2019

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