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Research Project

Centre for Comparative Studies

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Fronteiras e travessias: apontamentos para uma leitura de A Sede do Mal
Publication . Childs, Jeffrey Scott
O filme Touch of Evil (A Sede do Mal, 1958), do realizador Orson Welles, começa com a marcação do tempo (3 minutos) num temporizador ligado a uma bomba artesanal colocada, por uma figura desconhecida, na bagageira de um carro também ele desconhecido, ocupado, segundos depois, por um senhor mais velho e uma senhora mais nova, reconhecíveis apenas pela aparente discrepância das suas idades e — mas, neste pormenor, estamos a adiantar-nos em relação à câmara, algo que o temporizador de Welles não permite — a sugestão epidérmica de que este casal singular pertencerá ao lado norte de uma fronteira que julgamos próxima. Na verdade, a incerteza do espectador face ao seu exacto posicionamento geográfico, num espaço ou conjunto de espaços fictícios, embora evocador de uma fronteira bem real, ocupará grande parte do filme: não na qualidade do tema, mas, antes, na de pequenos tremores que perturbam a experiência do visionamento do filme e que remetem para os hábitos de leitura produzidos pelo cinema clássico americano, que nos mostrava com uma clareza apolínea os quem, como, porquê e onde dos acontecimentos que ia plasmando nas telas da salas de cinema pelo mundo fora.
Melomania: casamentos perfeitos entre música e literatura
Publication . Fischer, Claudia J.; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos
Volume que reúne um conjunto de textos que procuram equacionar a relação entre a música e a literatura. Do prefácio: "O repto dirigido aos nossos autores resulta, desde logo, na equação sobre a mútua afecção de palavra e som. As perguntas são muitas para ilustrar esta mesma questão: O que vem primeiro, a música ou a palavra? O que influencia o quê? Será que a palavra se dá a ler melhor quando posta em música ou quando cantada? Será a música um mero adorno que acompanha a palavra, ou será esta, por seu turno, mais uma voz sonora, um instrumento a ocupar o seu devido lugar num sistema da partitura? Perguntas que se multiplicam e têm sido debatidas desde que se pensa sobre estas duas formas de criar poesia: pela palavra ou pela música."
Prefácio
Publication . Fischer, Claudia J.; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos
Do Prefácio: "Integrado numa linha de investigação do CEComp que cruza música e literatura, este nosso projecto sobre a ideia de um casamento perfeito entre estas duas artes esteve sempre ligado à exploração do conceito de melomania. Conscientes de que haveria muitos músicos profissionais no universo cultural português que teriam relevantes observações sobre este tópico, interessou-nos, porém, auscultar o pensamento daqueles que, embora não estando profissionalmente ligados à música, não conseguem passar sem ela – os chamados melómanos. Ao fim de mais de um ano de maturação e cuidadosa preparação, o resultado é um volume de ensaios como o imaginámos: multifacetado, abrangendo diferentes tradições, adoptando diferentes tipos de discurso, mas congregando-se em torno de uma mesma experiência partilhada. O μέλος (mélos) aqui em foco – a canção, a voz que canta – não só se constitui num entrelaçamento com o λόγος (lógos) como o suscita de forma feliz.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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6817 - DCRRNI ID

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UIDB/00509/2020

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