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Research Project
Mechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
Funder
Authors
Publications
Schools’ strengths and areas for improvement: perspectives from external evaluation reports
Publication . Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Mouraz, Ana; Abelha, Marta; Tavares, Ana
In the context of schools’ growing autonomy, external evaluation mechanisms, including
External Evaluation of Schools (EES), are increasingly central to educational policies.
This paper is based on the documentary analysis of all reports of the third cycle
of EES in Portugal (77 reports), focusing on two of the sections of those reports—
the strengths and areas for improvement identified in them. The analysis intends to
uncover the areas EES is currently stressing as relevant to assess schools’ quality
and identify tendencies across years of implementation and territorial areas (TAs).
The results identify some impacts from the TAs, highlighting the effects of the agents
interpreting and implementing the policies. Some areas are highlighted as critical—such
as the impact of self-evaluation, management, curriculum management, supervision and
accompaniment of teaching practices, evaluation, pedagogical practices, or the analysis
and improvement of the results. These areas are aligned with broader educational
policy priorities.
A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: o olhar da avaliação externa das escolas em Portugal
Publication . Seabra, Filipa; Mouraz, Ana; Henriques, Susana; Abelha, Marta
A Avaliação Externa das Escolas (AEE) tem sido reconhecida, em Portugal, como um
importante mecanismo de produção de mudanças nas escolas do ensino não superior, muito embora
essas mudanças nem sempre pareçam atingir o cerne da ação educativa – a sala de aula. Atualmente
no seu terceiro ciclo de implementação, a AEE privilegia o foco nos processos, concretamente nos
processos de ensino. Tal justifica que prestemos um olhar atento à forma como processos
orientados para a melhoria da prática letiva, como é o caso da supervisão pedagógica, são
conceptualizados nos referenciais que orientam a AEE e nos relatórios que dela resultam. O estudo
realizado baseou-se na análise documental dos referenciais dos 3 ciclos de AEE, dos relatórios do 3.º ciclo de AEE e, quando possível, e de forma complementar, de relatórios das mesmas escolas
avaliadas em ciclos anteriores, numa lógica diacrónica. O corpus documental foi sujeito a análise de
conteúdo. Os resultados salientam a presença de referências à supervisão desde o 1º ciclo de AEE, e
uma tendência, sobretudo nos relatórios do 3.º ciclo, para valorizar uma supervisão pedagógica de
matriz colaborativa, bem como para considerar que essa prática ainda não está completamente
implementada nas escolas.
Avaliação externa de escolas e inovação educativa
Publication . Henriques, Susana; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Mouraz, Ana
Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learning
Publication . Henriques, Susana; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Mouraz, Ana
Diretrizes internacionais têm vindo a salientar a importância de um referencial de qualidade que suporte a acreditação quer das Instituições de Ensino Superior (IES), quer dos seus ciclos de estudos (CE).
Em Portugal os referenciais para a avaliação externa são definidos para todas as IES pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e encontram-se expressos no Regulamento nº392/20131. Sendo a Universidade Aberta a única instituição pública de ensino a distância (EaD) nem sempre os referenciais dão conta das especificidades organizacionais desta instituição e dos seus CE.
A nível europeu, a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) desenvolveu um referencial, Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (EGS)2 (2015). Considerou-se que este referencial constituía um tronco comum que compreendia os processos de garantia da qualidade para e-learning. Contudo, três anos mais tarde (2018) a ENQA reconhece a necessidade de referenciais específicos que impulsionem as IES com EaD no seu desenvolvimento metodológico e melhoria contínua. Define, assim, um conjunto de considerações orientadoras, Considerations for Quality Assurance of e-learning provision3. O objetivo era o de criar um novo enfoque para domínios que requerem orientações sobre a sua aplicação em contextos de e-learning.
Neste texto entendemos e-learning como o conjunto de processos de ensino e aprendizagem que são facilitados pelo uso das tecnologias digitais e em rede. E EaD aquela que engloba recursos, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de partilha aberta para melhorar a eficácia do acesso educacional e procura aumentar as oportunidades educacionais aproveitando o poder da Internet, permitindo uma disseminação rápida e essencialmente gratuita do conhecimento, bem como a conexão e colaboração entre pessoas (OED, 2018).
Propomos neste texto apresentar e discutir resultados de um exercício em que se confrontam os referenciais de qualidade aplicados em Portugal pela A3ES e as considerações da ENQA para o e-learning, identificando pontos de convergência e de especificidade.
Avaliação externa de escolas (3º ciclo): perspectivas de avaliação
Publication . Henriques, Susana; Seabra, Filipa; Abelha, Marta
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/CED-EDG/30410/2017