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A influência da média-arte digital no instrumentista e na performance: novos caminhos performativos
Publication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, José
O objetivo deste artigo é identificar e discutir a evolução impulsionada pelo uso das tecnologias digitais na performance musical instrumental. Limitamos o foco à performance musical de instrumentos identificados como pertencentes à família orquestral da tradição ocidental, de modo a auferir as repercussões, quer na performance, quer no instrumentista e considerando três aspetos chave da média-arte digital: interatividade, aleatoriedade controlada, e virtualidade. Por um lado, a junção destas duas áreas - média-arte digital e a performance musical instrumental - proporciona a aquisição de caraterísticas digitais aos instrumentos tradicionais e à sua performance, fornecendo novos caminhos interativos e iterativos. Por outro lado, a mesma junção, favorece também um nível de performance único devido ao elevado nível de especialização dos instrumentistas, possibilitando que a obra seja singular e irrepetível. Tudo isto conduz a uma evolução da notação musical, a uma criação de novas técnicas instrumentais e performativas, novos conceitos, uma ampliação multidisciplinar do papel dos instrumentistas e uma evolução na relação da média-arte digital com a música instrumental. No que concerne à estrutura, o artigo realiza primeiramente uma definição sobre ambas as áreas abordadas e posteriormente desenvolve os três aspetos mencionados com a adição da generatividade como aspeto inerente, identificando as diversas formas em como estas características artísticas se vão relacionando e evoluindo, assim como a sua repercussão na performance musical instrumental.
ROTURA. Revista de Comunicação Cultura e Artes: Média-Arte Digital
Publication . Veiga, Pedro Alves da; Bidarra, José; Araújo, António
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes é uma publicação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É publicada semestralmente em acesso aberto.
IN[The Hate Booth]: a gamified installation to counteract hate speech
Publication . Costa, Susana; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Silva, Bruno Mendes da
Playing an online game, interacting on a social network or in a digital
gaming community is part of the daily lives of most children and youth, with
effects on the development of the personality, influence on the behavior and on
the ability to manage conflicts.
Studies and reports have been analyzing the interactions of online players, on
gaming platforms and communities, as consumers and content producers, with
the aim of understanding and finding effective ways to prevent hate speech from
proliferating in these digital environments.
In this article, we present a gamified installation, combining narrative and
participatory approaches, as a response to the proliferation of online hate speech.
The game-installation [IN]The Hate Booth consists of a light booth, where the
interactor can find an interactive fiction game inspired by the videogame universe.
This game will be the basis of a pedagogical itinerary, aiming to reflect on experiences with online hate speech and its effects inside and outside the virtual world
[1, 2].
The initiative seeks to contribute to achieving and developing the sixteenth
goal of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development, Peace,
Justice and Strong Institutions: the construction of peaceful and just societies, and
effective, accountable and inclusive democracies at all levels.
Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealism to interactive film
Publication . Silva, Bruno Mendes da; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Araújo, António
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDP/04019/2020