Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • “Textos sonoros” digitais no ensino de línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação
    Publication . Castelo, Adelina; Marques, Isabelle Simões; Braz, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Göttsche, Katja; Oliveira, Susana
    Os “textos sonoros” digitais (podcasts e audiolivros) constituem um tipo de recurso tecnologicamente simples, acessível, facilitador de uma aprendizagem ubíqua e motivante, sendo frequentemente gratuito. Além disso, diversos estudos (e.g. Ayunda, 2013; Stefancik & Stradiotová, 2020) referem os impactos positivos dos mesmos na aprendizagem de diferentes aspetos de línguas maternas e não maternas, tais como a compreensão e a produção orais, a ampliação vocabular e a fluência na leitura. Contudo, a experiência letiva e uma revisão da literatura sugerem que, em Portugal, as potencialidades destes recursos não são ainda suficientemente exploradas pelos docentes. Além disso, é necessária uma orientação didática por parte do docente para que o discente tire todo o partido destes recursos. Assim, esta apresentação visa mostrar e fundamentar um projeto de investigação, que está a ser construído por vários membros do grupo El@n (Ensino de Línguas Online), sobre o uso didático de textos sonoros digitais no ensino de línguas. Após um breve enquadramento teórico e a fundamentação da necessidade do projeto, são apresentados os objetivos de investigação, os procedimentos metodológicos a usar e os resultados expectáveis, de modo a clarificar e a melhorar a construção do próprio projeto.
  • Inovação e tecnologia no ensino de línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais
    Publication . Marques, Isabelle Simões; Oliveira, Susana; Castelo, Adelina; Braz, Ana; Setién, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey; Göttsche, Katja; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Seara, Isabel
    O presente volume resulta de uma seleção de artigos do 2.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel) realizado na Universidade Aberta. O volume comprova a variedade de recursos tecnológicos, a multiplicidade de abordagens e a inovação de práticas pedagógicas. Encontramos pedagogias inovadoras no ensino de línguas, tais como a realidade aumentada e a gamificação. É aprofundada igualmente a questão da prática docente em sala de aula (virtual/b-learning/presencial) e são explorados vários recursos digitais como aplicações, softwares, plataformas de ensino online ou MOOC.
  • Inovação e tecnologia no ensino de línguas: reflexões e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle Simões; Göttsche, Katja; Setién, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Susana
    A obra resulta de uma seleção de artigos da primeira edição das Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas que teve lugar em 2018 na Universidade Aberta em Lisboa e que foram organizadas pelo Grupo de Investigação EL@N (Ensino de Línguas Online) do Departamento de Humanidades. Os artigos demonstram a variedade de recursos tecnológicos, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras existentes assim como a importância da atualização e ajuste das metodologias, permitindo aos docentes otimizar o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira.