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- O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasãoPublication . Braz, Ana; Marques, Isabelle SimõesWe are looking at a linguistic-discursive analysis of the most recurrent strategies of argumentation and persuasion in the TV debate of January 6, 2021 for the 2021 presidential elections in Portugal. In this debate, two candidates are opposed, namely Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Republic at the time, and in the meantime elected for a second term - and André Ventura, deputy of the Assembly of the Republic and candidate for the Chega party. Our analysis focuses on the manipulation strategies used by both speakers and candidates. The images that the political opponents build of themselves and of their opponent in and by discourse, the emotions that their words arouse, the predominant discursive topic, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the ways of refuting facts and views conveyed in the different verbal exchanges are studied. The present work is part of the perspective of discourse analysis (Kerbrat-Orechioni, 2005 and 2014), as well as within the framework of the study of argumentation, namely argumentation in the political discourse, in the path of Amossy (2000) and Plantin (1996), considering the contributions of Charaudeau (2005, 2008 and 2016) on the political discourse and Marques on the Portuguese political discourse (2009, 2013 and 2017).
- Como a linguagem se torna poder: “make America great again”Publication . Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle SimõesRealizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países. Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais. Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através, entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.
- Manipulação de factos e de opiniões: o debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021)Publication . Braz, Ana; Marques, Isabelle SimõesO presente trabalho tem como objetivo primordial realizar uma análise linguístico-discursiva das estratégias de argumentação e de persuasão predominantes no debate de 06 de janeiro de 2021 para as eleições presidenciais em Portugal, evidenciando as estratégias de manipulação dos locutores e candidatos. Debruçamo-nos sobre a natureza dos objetos de manipulação, assim como sobre as configurações que essa manipulação assume no género discursivo em questão e respetivas finalidades. Examinamos o apelo às emoções, aos valores e à mudança realizado pelos dois candidatos. São objeto de estudo as imagens (ethos) que os adversários políticos constroem de si e do outro no e pelo discurso, as emoções (pathos) que suscitam as suas palavras, os principais valores axiológicos dos lexemas e expressões utilizados, e os modos de refutação de factos e pontos de vista convocados. Este estudo insere-se na perspetiva da análise do discurso, assim como no quadro do estudo da argumentação, nomeadamente da argumentação no discurso político.