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Casas Novas Marques da Cunha Monteiro, Vera Cristina
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- Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em química mediada pela Internet: um estudo de caso no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaResumo - Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e descreve um estudo exploratório conduzido durante três meses, nas aulas de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7º ano de escolaridade, numa escola pública. Tal estudo centrou-se na integração do trabalho de pesquisa na Internet nas actividades de sala de aula, investigando de que modo esta proposta de trabalho pode potenciar a emergência de uma comunidade de aprendizagem e a aquisição de literacia científica. Foi adoptada uma metodologia qualitativa para recolha e tratamento de dados. A recolha incluiu observações e notas de campo, registos escritos diários dos alunos, gravações áudio e vídeo e um questionário final individual. Os dados foram analisados tentando apurar de que modo o uso integrado da Internet, enquanto fonte de informação e recurso partilhado pela comunidade, suportou e fomentou interacções comunicacionais, a colaboração e produção conjunta; relacionando estas características com a construção de uma identidade enquanto membros de uma comunidade de aprendizagem. Os resultados sugerem que este tipo de abordagem integrada embora complexa resulta na emergência de traços característicos de uma comunidade de aprendizagem, tais como: reconhecimento de um propósito comum (aprender); melhoria e sustentabilidade das relações interpessoais; rápido fluxo de informação; modos partilhados de fazer coisas juntos; bom conhecimento mútuo entre os alunos e construção de ferramentas especificas da comunidade. E, na realização de aprendizagens que se integram no âmbito da aquisição de literacia científica, tais como: pesquisa e selecção de informação em função de questões especificas; comunicação, oral e escrita, e discussão de ideias e factos científicos; colaboração e participação competente em empreendimentos valorizados socialmente. Não sendo possível generalizar, este estudo constitui uma referência encorajadora para a continuidade de investigação neste sentido
- A pesquisa na internet como foco de uma estratégia para a aprendizagem da químicaPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaO artigo baseia-se num estudo de caso efetuado com alunos do ensino básico acerca da utilização da pesquisa na Internet, em aulas de Ciências Físico-Químicas. Descreve-se de que modo a utilização da Internet foi integrada na prática quotidiana da sala de aula. Foi adotada uma metodologia qualitativa para recolha e tratamento de dados. A recolha incluiu observações e notas de campo, registos escritos diários dos alunos, gravações áudio e vídeo e um questionário final individual. Os dados foram analisados tentando apurar de que modo o uso integrado da Internet, enquanto fonte de informação e recurso partilhado pela turma, suportou e fomentou interações comunicacionais, a colaboração e a produção conjunta. Se de início os alunos se moviam ao acaso, eles foram progressivamente adquirindo estratégias de pesquisa adaptadas ao objetivo da procura, tornando-se simultaneamente mais críticos e cuidadosos. Pelo que, os resultados sugerem que este tipo de abordagem integrada, embora complexa, resulta na realização de aprendizagens que se enquadram no âmbito da aquisição de literacia científica, tais como: pesquisa e seleção de informação em função de questões especificas; comunicação, oral e escrita; discussão de ideias e factos científicos; colaboração e participação competente em empreendimentos valorizados socialmente. Destaca-se, ainda, a importância e a natureza do papel do professor em todo o processo.
- O Blog como elemento agregador numa comunidade de aprendizagemPublication . Monteiro, Vera; Pereira, AldaO artigo baseia-se num estudo de caso acerca do trabalho de pesquisa na Internet, no ensino básico, enquanto potenciador da emergência de uma comunidade de aprendizagem e destaca a utilização pedagógica do blogue enquanto recurso partilhado pela comunidade emergente, para construção solidária do conhecimento e suporte das suas interações. Na perspetiva deste estudo, o blogue inclui-se no chamado social software introduzido pela Web 2.0. Este tipo de software permite colocar as pessoas a colaborarem e aprenderem umas com as outras, no seio das comunidades de aprendizagem a que pertencem. A sua utilização tem por isso, do nosso ponto de vista, grandes potencialidades no desenvolvimento de novas abordagens educacionais, que ofereçam formas de participação e envolvimento que sejam fonte de identidade para os alunos. O conceito de comunidade de aprendizagem adotado baseia-se no pressuposto de Wenger (1998) de que aprender é um processo inerentemente social, que resulta da tensão entre a experiência pessoal e o conhecimento que os outros trazem para a comunidade, donde existe uma razão lógica para o envolvimento e utilização do social software, neste caso do blogue. São diversas as modalidades em que os blogues podem ser usados em educação. No estudo que relatamos adotou-se a interação direta entre pares, mediada pelo professor. O contexto foi o de Educação em Ciência, nas aulas de Ciências Físico-Químicas, numa turma do 7º ano de escolaridade. As atividades propostas aos alunos foram de pesquisa na Internet, recolha de informação, redação e publicação de textos, discussão on-line e offline. Os alunos trabalharam em grupo e foi criado um blogue de turma, que sustentou e potenciou a comunicação intergrupos. Concluímos que este processo de usar o blogue para responder a questões colocadas pelos colegas, estimulou o pensamento crítico e o desenvolvimento de literacia científica e digital. Foi crucial a intervenção do professor, monitorizando o blogue e questionando os alunos. Enquanto espaço virtual de partilha de recursos, o blogue funcionou, por um lado, como uma espécie de memória coletiva, espelho do percurso intelectual da turma; por outro, ao sustentar a interdependência entre todos, potenciou a responsabilização de cada um enquanto recurso valioso para os outros.