Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Estratégias de active learning para uma aula ativa
    Publication . Pereira, Isabel; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Francisco, Manuela; Mineiro, Joana; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, Cláudio
    Numa altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
  • Flight to new eLearning makerspaces
    Publication . Pereira, Isabel; Mineiro, Joana; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, Cláudio
    Desde 2007 que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver ações de formação para os seus docentes e para a comunidade em geral. As ações incidem fundamentalmente sobre diferentes abordagens pedagógicas que envolvem o active learning, a inclusão e acessibilidade, o design e tecnologia.
  • O eLearning, os símbolos e outros desafios
    Publication . Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
  • Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilares
    Publication . Costa, Rogério; Francisco, Manuela; Jorge, Nelson; Rodrigues, Carina
    O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de en­sino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promo­ver o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendiza­gem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo torna­­se por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práti­cas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o su­portam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a dis­tância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pós­­graduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades exter­nas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares.