Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Estratégias de active learning para uma aula ativaPublication . Pereira, Isabel; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Francisco, Manuela; Mineiro, Joana; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
- Flight to new eLearning makerspacesPublication . Pereira, Isabel; Mineiro, Joana; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioDesde 2007 que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver ações de formação para os seus docentes e para a comunidade em geral. As ações incidem fundamentalmente sobre diferentes abordagens pedagógicas que envolvem o active learning, a inclusão e acessibilidade, o design e tecnologia.
- O eLearning, os símbolos e outros desafiosPublication . Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
- Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilaresPublication . Costa, Rogério; Francisco, Manuela; Jorge, Nelson; Rodrigues, CarinaO Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de ensino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promover o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendizagem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo tornase por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práticas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o suportam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a distância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pósgraduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades externas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares.