Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software socialPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dosO e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
- O e-learning no ensino superiorPublication . Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho; Silva, Victor Paulo Gomes daNo presente artigo analisamos de forma sumária os aspectos mais relevantes do ensino a distância telemático (e-learning). Para o efeito apresentamos as significativas alterações havidas nos domínios da informática e das telecomunicações e como as mesmas afectaram o processo de ensino-aprendizagem: acompanhando a rápida expansão de meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva, professores e estudantes passaram a utilizar de forma habitual ferramentas tais como a Internet, o correio electrónico e a videoconferência, transformando-as em ferramentas efectivas de ensino-aprendizagem. Seguidamente, comentamos como estes meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva: • Constituíram um corte face aos tradicionais métodos de organização e de relação social no ensino superior; • Incrementaram as possibilidades de aprendizagem e, deste modo, representaram uma melhor oferta de serviços educativos à população.
- Mercantilização, elo de ligação entre técnica e desqualificação : o caso do ensino superiorPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário CarrilhoO presente artigo pretende demonstrar, para o ensino superior, como a mercantilização do mesmo leva a que os novos meios técnicos se traduzam em desqualificação do professor. Na primeira parte, é salientado o processo de mercantilização do ensino superior resultante do desmantelamento do Estado do bem-estar na Europa ocidental. Seguidamente, é referido o e-learning enquanto modalidade de ensino-aprendizagem a distância mais sofisticada do que as suas antecessoras, mantendo simultaneamente as potencialidades destas enquanto propiciadoras de um ensino de massas. Finalmente, é explicado como a mercantilização, por via “taylorização” do trabalho do professor, estabelece um elo entre e-learning e desqualificação do professor.
- Using social software to enhance the student e-learning experiences and activities in higher educationPublication . Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos; Pinho, Carlos; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaE-learning – almost by definition - uses advanced technologies to support the formation and development of students. Therefore, Web 2.0 applications have merged into the e-learning domain. Learning experiences in modern e-learning include collaborative aspects and active contributions to learning content. Thus, an e-learning using social network tools arises as a potential learning method. So, it should be questioned if the Web 2.0 applications, used in social networks, can play a positive role in e-learning, as long as professors give them the optimal use and students interpret them as didactic tools. For this purpose, the present paper gives give a consolidated review on how the concept of social networks has influenced e-learning communities. In conclusion, the paper argues that the pedagogical potential of social software can perform the ability to create awareness between students, sharing information and resources that are originally developed for themselves, but made available to others.