Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Universidade Aberta: da Videoteca ao Banco de VídeoPublication . Carvalho, MadalenaO documento pretende retratar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, no acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo, em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita ao Arquivo Audiovisual da UAb disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela produção da UAb e das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação audiovisual, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções.
- Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: recursos educacionais em acesso abertoPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, na disponibilização do acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita à Universidade Aberta disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela sua produção audiovisual bem como das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Através desta ferramenta é possível a disponibilização, em acesso aberto, de recursos educacionais de cariz científico e pedagógico, mas também histórico, pois para além do mais, os documentos em acervo, são testemunho dos métodos e práticas, utilizadas pelas instituições que em Portugal foram pioneiras no ensino a distância. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções. A aposta no desenvolvimento desta ferramenta assume grande relevância para o sucesso do investimento que a UAb efetua no desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).
- O REPOSITÓRIOAbERTO : recuperar, preservar e difundir o conhecimento "em qualquer lugar do mundo"Publication . Carvalho, Madalena; Campos, Fernanda Guedes dePretende-se apresentar o repositório institucional da Universidade Aberta, explicar como nasceu, como se desenvolveu e estruturou e em que moldes se pode enquadrar no perfil desta universidade. Porque este repositório se baseia numa filosofia de disponibilização de conteúdos em acesso aberto, quisemos aprofundar o conhecimento sobre a problemática que envolve os repositórios institucionais contextualizando o seu desenvolvimento e afirmação, com a introdução do acesso aberto à literatura científica. A grande especificidade do REPOSITÓRIOAbERTO face aos seus pares do projecto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, no seio do qual nasceu e se desenvolveu, reside nos documentos audiovisuais. Perante a necessidade de se preservarem ficheiros deste tipo, é fundamental que se conheça, compreenda e saiba aplicar nestes suportes, as ferramentas desenvolvidas pelas bibliotecas digitais. Por ser a plataforma no qual está alojado, foi efectuada uma análise das características e funcionalidades do software DSpace. É analisada a norma ―MPEG-7 que fornece parâmetros para a criação de metadados a aplicar a conteúdos audiovisuais. São analisadas as propostas de preservação existentes para aplicação a estes suportes. A Universidade Aberta tem o dever de procurar responder às necessidades e aos interesses de grupos de utilizadores, não necessariamente ligados ao mundo universitário ou da investigação e providenciar serviços específicos passíveis de melhor responder às suas necessidades. Pretende-se demonstrar que o REPOSITÓRIOAbERTO pelas características técnicas de que é composto, bem como pela especificidade dos conteúdos que se pretendem incluir, se pode constituir como um instrumento de grande valor a utilizar pela Universidade Aberta na prossecução dos seus objectivos e da sua missão.
- Recursos educacionais abertos na UAb : a comunidade REA do Repositório AbertoPublication . Carvalho, MadalenaEste trabalho apresenta o projeto Recursos Educacionais Abertos (REA) dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (Portugal). Para cumprir a sua missão e proporcionar o acesso a recursos e serviços de informação de qualidade para o desenvolvimento das atividades académicas e científicas e colaborar nos processos de criação, transmissão e valorização do conhecimento produzido na UAb, a Direção de Serviços de Documentação, submeteu à aprovação Reitoral, a proposta de criação de uma comunidade no Repositório Aberto, na qual, sob sua iniciativa e responsabilidade, fossem depositados documentos do acervo audiovisual da UAb. Criada no final do ano de 2015, a Comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) foi constituída com o objetivo de centralizar, dar visibilidade e promover o acesso e a reutilização de recursos educacionais, em formato digital, produzidos por autores da Universidade Aberta. Os recursos disponibilizados estão organizados em coleções temáticas e todos os conteúdos estão em acesso aberto. Este trabalho apresenta a comunidade REA e explica de que forma a mesma se legitima e enquadra no âmbito do alinhamento estratégico da UAb formalizado em quatro dimensões: Criatividade, inovação e qualidade na educação e formação; Orientação para a comunidade; Cooperação e desenvolvimento; Aposta na língua e cultura portuguesas.