Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Os recursos de informação e as bibliotecas no contexto das universidades de ensino a distância : atas do I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância
    Publication . Pais, Carlos Castilho; Carvalho, Madalena
    Promovido pelos Serviços de Documentação da UAb e pela Coordenação da Licenciatura em Ciências da Informação e da Comunicação, o I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância realizou-se no dia 19 de outubro de 2013 na sede da Universidade Aberta. Subordinado ao lema: “Os Recursos de Informação e as Bibliotecas no Contexto das Universidades de Ensino a Distância”, este Encontro pretendeu constituir-se como um fórum de partilha, de debate e de aperfeiçoamento técnico para os profissionais que desenvolvem a sua atividade nas bibliotecas das instituições e ensino superior a distância, em Portugal e em Espanha, bem como para os docentes e os alunos e ex‐alunos das Ciências da Informação e da Documentação, para além do público interessado na sua temática. Das temáticas abordadas destacam-se: • Perspetivar a gestão dos recursos de informação a distância; • Conhecer as tendências nos processos de descoberta, acesso e uso da informação, no contexto da aprendizagem a distância; • Ouvir os utilizadores; • Divulgar e partilhar boas práticas; • Debater os desafios e os futuros cenários de intervenção e trabalho; • Criar uma rede das bibliotecas das universidades de ensino a distância ibéricas.
  • Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional
    Publication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de Barros
    O trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • Universidade Aberta: da Videoteca ao Banco de Vídeo
    Publication . Carvalho, Madalena
    O documento pretende retratar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, no acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo, em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita ao Arquivo Audiovisual da UAb disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela produção da UAb e das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação audiovisual, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções.