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- Universidade Aberta: recursos educacionais abertos (REA) em redePublication . Carvalho, MadalenaA Universidade Aberta (UAb) é desde 2008, ano em que obteve o reconhecimento do seu “Modelo Pedagógico Virtual”, uma instituição de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online. Tendo uma oferta formativa lecionada totalmente em regime de elearning, os seus processos administrativos bem como os seus aspetos sociais são cada vez mais concretizados exclusivamente na web, dando corpo ao conceito de Campus Virtual (plataforma de ensino, portal académico, gestores de conteúdos) de uma Universidade moderna e inovadora de EaD. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. Em conformidade com o seu alinhamento estratégico, a UAb tem dedicado particular atenção, do ponto de vista teórico mas também prático, à temática do acesso aberto. Pretende-se partilhar o modo como, para corresponder às necessidades de uma comunidade que se revê e afirma sobretudo na virtualidade, a UAb através da sua Direção de Serviços de Documentação, tem desenvolvido e implementado um conjunto de serviços e de ferramentas que de modo articulado e integradas no “Campus Virtual”, possibilitam a (re)criação e disponibilização em acesso aberto de conteúdos de ensino (REAS), bem como da produção científica e académica dos seus autores. Tendo como missão facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na instituição, a Direção de Serviços de Documentação tem redimensionado os serviços e os recursos disponibilizados, e desenhado estruturas de apoio aos seus utilizadores, baseadas na partilha efetiva de recursos. Nesta comunicação pretende-se evidenciar três dimensões de um projeto, a partir do qual a UAb pretende promover a criação, o acesso e a difusão do conhecimento. Repositório Aberto (Repositório Institucional) - O repositório institucional da Universidade Aberta pretende agrupar e garantir o acesso e a difusão do conhecimento académico e científico criado na UAb bem como assegurar a preservação a longo prazo da sua memória institucional. Suportado desde 2010 por uma “Política Institucional de Acesso Aberto” (reformulada em 2013 e 2015), está organizado em comunidades temáticas, e disponibiliza em acesso aberto, formato eletrónico e texto integral, a produção científica dos seus autores, a produção académica dos seus estudantes e recursos de aprendizagem, sobretudo documentos audiovisuais, utilizados pelos docentes, no apoio às atividades curriculares. Com a disponibilização de conteúdos em acesso aberto pretende‐se aumentar a eficácia do acesso, da difusão e da preservação da produção intelectual de investigadores e da instituição, quanto a visibilidade de ambos. Arquivo Audiovisual - Constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta e das instituições que a antecederam, este acervo integra documentos que datam de meados dos anos 60 do século passado. Pelas suas características, este é um acervo de fundamental importância, pois para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, os documentos têm um valor de fontes pois atestam as práticas, as ferramentas e os métodos utilizados para ensinar a distância em Portugal. Para além do trabalho de salvaguarda deste património audiovisual (arquivo, tratamento documental e a preservação dos suportes e dos conteúdos), a Direção de Serviços de Documentação tem vindo a promover o acesso a estes conteúdos, através do Repositório Aberto, da Plataforma Moodle e do Portal da Universidade. REAS - Recursos Educacionais Abertos - Porque a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres, nacionais e internacionais constitui também uma das áreas estratégicas da Universidade Aberta, esta instituição integra o grupo de trabalho que no âmbito da AIESAD (Associação Ibero Americana de Educação Superior a Distância) estuda a implantação de um sistema de informação que possibilite a disponibilização e a partilha de forma unificada da produção científica e dos documentos gerados pelas instituições e organizações sócias da AIESAD. O Grupo de Trabalho que a UAb integra está a trabalhar na disponibilização de uma ferramenta que possibilite a recolha, agregação e indexação dos Recursos Educacionais Abertos (materiais de ensino, livres em termos de acesso, transformação e partilha), existentes nos repositórios institucionais das entidades parceiras do projeto. O objetivo deste projeto é que, alinhadas com a estratégia da UAb, as ferramentas desenvolvidas sejam eficazes na prossecução dos objetivos e da missão desta instituição: ser, em qualquer lugar do mundo, motor e promotor da criação de conhecimento.
- Recursos Educacionais Abertos: concretizando a estratégia da Universidade AbertaPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho relata a prática, singular no panorama das instituições de ensino superior portuguesas e consolidada na Universidade Aberta, de criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, através de um repositório institucional. Construído com o objetivo de agrupar, armazenar, preservar e promover o acesso à produção intelectual da UAb, o Repositório Aberto tem sido a ferramenta utilizada para a disponibilização sistemática de conteúdos da tipologia REA, produzidos pela comunidade UAb. Através de uma análise, sustentada pelos dados estatísticos do Repositório, avalia-se a dimensão e pertinência do trabalho desenvolvido, bem como a dimensão que o mesmo assume no âmbito da estratégia da instituição de promover a inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. As práticas de interoperabilidade implementadas ampliam a dimensão do projeto e permitem à instituição ganhar escala e promover a sua marca noutras latitudes.
- Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provávelPublication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana; Mendonça, Ana Paula; Carvalho, José; Mendes, RosaneO trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos. Dois anos depois da assinatura do Protocolo é possível analisar os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas agregados ao projeto. Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, nesse âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) do projeto RCAAP. As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente a fim de identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos. Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
- Integração de recursos educacionais em saúde da Universidade Aberta de Portugal e Campus Virtual de Saúde Pública - CVSP/Fiocruz/OPASPublication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana Cristina da Matta; Mendonça, Ana Paula Bernardo; Silva, Rosane MendesO presente trabalho apresenta a proposta de integração de recursos educacionais abertos da Universidade Aberta de Portugal e o Campus Virtual de Saúde Pública Brasil da Organização Panamericana de Saúde da (CVSP/OPAS), sediado na Fiocruz. A cooperação entre Brasil e Portugal visa contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na capacitação de profissionais de saúde, para o acesso universal à informação e conhecimento e melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar a partilha de conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde do Brasil e demais países da América Latina e Caribe. Para além deste projeto específico, espera-se que esta iniciativa contribua para a promoção e desenvolvimento efetivo de um intercâmbio de experiências na área dos recursos educacionais abertos e dos repositórios científicos, e no desenvolvimento de atividades conjuntas de investigação.
- O REPOSITÓRIOAbERTO : recuperar, preservar e difundir o conhecimento "em qualquer lugar do mundo"Publication . Carvalho, Madalena; Campos, Fernanda Guedes dePretende-se apresentar o repositório institucional da Universidade Aberta, explicar como nasceu, como se desenvolveu e estruturou e em que moldes se pode enquadrar no perfil desta universidade. Porque este repositório se baseia numa filosofia de disponibilização de conteúdos em acesso aberto, quisemos aprofundar o conhecimento sobre a problemática que envolve os repositórios institucionais contextualizando o seu desenvolvimento e afirmação, com a introdução do acesso aberto à literatura científica. A grande especificidade do REPOSITÓRIOAbERTO face aos seus pares do projecto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, no seio do qual nasceu e se desenvolveu, reside nos documentos audiovisuais. Perante a necessidade de se preservarem ficheiros deste tipo, é fundamental que se conheça, compreenda e saiba aplicar nestes suportes, as ferramentas desenvolvidas pelas bibliotecas digitais. Por ser a plataforma no qual está alojado, foi efectuada uma análise das características e funcionalidades do software DSpace. É analisada a norma ―MPEG-7 que fornece parâmetros para a criação de metadados a aplicar a conteúdos audiovisuais. São analisadas as propostas de preservação existentes para aplicação a estes suportes. A Universidade Aberta tem o dever de procurar responder às necessidades e aos interesses de grupos de utilizadores, não necessariamente ligados ao mundo universitário ou da investigação e providenciar serviços específicos passíveis de melhor responder às suas necessidades. Pretende-se demonstrar que o REPOSITÓRIOAbERTO pelas características técnicas de que é composto, bem como pela especificidade dos conteúdos que se pretendem incluir, se pode constituir como um instrumento de grande valor a utilizar pela Universidade Aberta na prossecução dos seus objectivos e da sua missão.
- Garantir a qualidade dos recursos educacionais abertos: a prática da Universidade Aberta de PortugalPublication . Nobre, Ana; Carvalho, MadalenaA temática dos recursos educacionais abertos (REA) é da maior relevância para as instituições que desenvolvem ou pretendem desenvolver práticas educacionais abertas. Esta comunicação apresenta os mecanismos de aferição da qualidade implementados na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para a criação e disponibilização de recursos educacionais abertos, de forma sistemática, através do seu Repositório Institucional. Nem todos os conteúdos educacionais disponibilizados na web podem ser considerados REA. Este trabalho analisa os referenciais concetuais bem como os procedimentos definidos na UAb para garantir a qualidade dos recursos educacionais que a Instituição disponibiliza como REA. Apresentam-se os objetivos estratégicos e operacionais do projeto. Referenciam-se as metodologias e os critérios de seleção e validação de conteúdos. Descrevem-se os mecanismos que permitem o envolvimento efetivo da Comunidade Académica da Universidade no sistema de produção de recursos. Analisa-se o Repositório Aberto como sistema de informação certificado que possibilita o workflow de depósito e validação de conteúdos, bem como a preservação digital a longo prazo. Evidencia-se a transparência dos processos e o modo como os conhecimentos e as competências dos diferentes stakeholders se articulam para garantir a qualidade dos conteúdos bem como a sustentabilidade do projeto.