Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A Gruta do Medronhal (Condeixa-a-Nova) e o povoamento do Baixo Mondego de inícios do I milénio a.C.
    Publication . Vilaça, Raquel; Cardoso, João Luís; Silva, Ana Maria; Almeida, Sara
    Como qualquer cápsula temporal, o conjunto recuperado da gruta do Medronhal abre uma janela sobre o passado, um passado mal conhecido, muito distante, nem sempre compreendido e praticamente omisso das referências da actualidade. Ao longo deste livro procurou-se realçar a extrema importância desses achados nas suas diferentes expressões e dimensões de análise. Deste trabalho de investigação resultou a identificação de diversas vertentes fundamentais para o conhecimento das comunidades do Bronze Final e de inícios da Idade do Ferro do Centro litoral do território português e mais genericamente do extremo ocidental da Península Ibérica.
  • A Gruta do Medronhal (Arrifana, Ega, Condeixa-a-Nova) e a sua importância arqueológica
    Publication . Vilaça, Raquel; Cardoso, João Luís; Silva, Ana Maria
    Nos anos 40 do século XX foram recolhidos, por mero acaso, diversos testemunhos arqueológicos na Gruta do Medronhal datáveis de inícios do I milénio a.C. Entre eles contam-se 37 artefactos metálicos (argolas, anéis, braceletes, etc.) a que se associam restos humanos e de animais. Serão apresentadas essas evidências, cujo estudo se encontra em preparação, e será valorizada a utilização certamente funerário-ritual da gruta. O seu enquadramento em termos regionais e da ocupação do território não será esquecido.
  • A gruta do Medronhal (Arrifana, Ega, Condeixa-a-Nova) e a sua importância arqueológica
    Publication . Vilaça, Raquel; Cardoso, João Luís; Silva, Ana Maria
    Nos aos 40 do século XX foram recolhidos, por mero acaso, diversos testemunhos arqueológicos na Gruta do Medronhal datáveis de inícios do I milénio a.C. Entre eles contam-se 37 artefactos metálicos (argolas, anéis, braceletes, etc.) a que se associam restos humanos e de animais. Serão apresentadas essas evidências, cujo estudo se encontra em preparação, e será valorizada a utilização, certamente funerário-ritual, da gruta. O seu enquadramento em termos regionais e da ocupação do território não será esquecido.