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  • Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transporte
    Publication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo Natividade
    Os parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de acessibilidade aos parques urbanos da cidade de Coimbra, Portugal. Foi considerado o tipo de entrada nestes espaços: ponto, múltiplos pontos ou poligonal contínuo, e três modos de transporte: pedonal, bicicleta e automóvel. A acessibilidade foi calculada de acordo com a definição clássica de acessibilidade como desutilidade e função da impedância entre origens (pontos na malha urbana) e destinos (entradas nos parques). A função de impedância escolhida foi a log-logística e os cálculos foram efetuados no sistema de informação geográfica ArcGIS. Os resultados, apresentados sob a forma de mapas de probabilidade de realização da viagem por cada um dos modos considerados, revelam que apenas as zonas mais centrais da cidade estão bem servidas pelos modos ativos.
  • Planning cities for pandemics: review of urban and transport planning lessons from COVID-19
    Publication . Monteiro, João Pedro Medina; Sousa, Nuno; Pais, Filipe; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo Natividade
    For the past few years, the world has been facing one of the worst pandemics of modern times. The COVID-19 outbreak joined a long list of infectious diseases that turned pandemic, and it will most likely leave scars and change how humans live, plan and manage urban space and its infrastructures. Many fields of science were called into action to mitigate the impacts of this pandemic, including spatial and transport planning. Given the large number of papers recently published in these research areas, it is time to carry out an overview of the knowledge produced, and synthesising, systematising and critically analysing it. This paper aims to review how the urban layout, accessibility and mobility influence the spread of a virus in an urban environment and what solutions exist or have been proposed to create a more effective and less intrusive response to pandemics. This review is split into two avenues of research: spatial planning and transport planning, including the direct and indirect impact on the environment and sustainability.
  • Design of pedestrian network friendliness maps
    Publication . Sousa, Nuno; Pais, Filipe; Jesus, Eduardo Natividade; Rodrigues, João Coutinho
    This article introduces the concept of pedestrian, or walking friendliness, and presents a methodology for obtaining maps thereof. Walking friendliness is a quality of walking indicator, defined for any given origin in a city, which combines accessibility measures, based on impedance between that origin and destinations, with performance scores for the pedestrian infrastructure linking those origins and destinations. The methodology uses geographic information systems to obtain walking friendliness values and represent them in a map. The approach is demonstrated through a case study for the city of Coimbra, Portugal, for which friendliness maps were derived. The procedure and maps that were produced can be scaled to any size of city.
  • Avaliação multicritério de infraestruturas pedonais: um estudo à escala de uma cidade
    Publication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo Natividade
    Os passeios são o suporte urbano do modo de transporte pedonal, um modo importante tanto por si só como pelo facto de praticamente toda a viagem em cidade conter uma componente pedonal. É assim crucial para os decisores municipais avaliar e monitorizar o estado destas infraestruturas. Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal. A avaliação é feita com vista ao posterior melhoramento dos passeios, pelo que considera apenas critérios intervencionáveis pelas autoridades municipais, e foi desenvolvida para permitir um levantamento expedito e escalável, mesmo com escassos recursos humanos à disposição para a recolha de dados. O caso de estudo comprova a escalabilidade da metodologia e os resultados revelam uma disparidade muito significativa de qualidade entre os passeios analisados, mesmo dentro da mesma área geográfica.