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  • Ensino de pronúncia através de canções: análise de material didático à luz de um modelo orientador
    Publication . Castelo, Adelina; Souza, José Peixoto Coelho de; Morelo, Bruna
    As canções são desde há muito valorizadas nas aulas de línguas adicionais. Contudo, propostas de ensino explícito da pronúncia baseadas em canções são mais recentes (e.g. Nobre-Oliveira 2007; Supeno 2018), incluindo um modelo orientador para usar canções como meio privilegiado de promoção da competência fonético-fonológica (Castelo 2018) e, no campo do Português como Língua Adicional, dois conjuntos de materiais didáticos (Castelo 2017; Castelo, Morelo & Coelho de Souza 2017). Para refletir sobre o desenvolvimento de materiais didáticos baseados em canções e destinados ao ensino da pronúncia, este artigo visa: (i) analisar como unidades didáticas de Castelo, Morelo e Coelho de Souza (2017) materializam as orientações de Castelo (2018), porquanto algumas ideias deste modelo, embora concluído posteriormente, estavam já presentes na elaboração do material em causa; (ii) refletir sobre o modelo. Os resultados mostram que o modelo é relevante e concretizado no material, sendo, contudo, melhorável com certos ajustes e clarificações.
  • Sons da fala e sons do canto: música para ensinar fonética do português. Música do Brasil
    Publication . Castelo, Adelina; Morelo, Bruna; Peixoto Coelho De Souza, José
    "Música para ensinar fonética do Português. Vol. 2: Música do Brasil" é constituído por um conjunto de materiais didáticos baseados em canções do Brasil, elaborado na sequência do volume 1 (com música de Portugal). Estes materiais podem ser usados como atividades complementares às tarefas de um manual e se destinam sobretudo a falantes que têm o chinês como língua materna, nos níveis iniciais de aprendizagem do português como língua estrangeira. Tal como no volume 1, esta obra tem 25 unidades didáticas, baseando-se cada uma delas numa canção diferente, sendo independente relativamente às outras unidades e abordando um tópico de fonética, uma forma de produção oral e, frequentemente, também uma área de vocabulário e um aspecto cultural. São cinco os objetivos principais deste material didático: • promover o treino fonético em Português do Brasil, de forma contextualizada e lúdica, desde o início da aprendizagem do português como língua estrangeira; • estimular a produção de diferentes gêneros orais; • dar a conhecer algumas canções e fatos da cultura brasileira; • fomentar a aquisição de novo vocabulário; • estimular a motivação para a aprendizagem da língua e da cultura em causa.