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- Itinerários de @prendizagem colaborativa-cooperativa em contexto onlinePublication . Silva, Sofia Malheiro da; Mendes, António Quintas; Morgado, LinaProcurou-se com este estudo contribuir para o melhor conhecimento dos “Itinerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contexto Online”. A autora dividiu-o em duas partes. Na primeira, descreve-se o enquadramento teórico sobre a temática da @prendizagem Colaborativa / Cooperativa, com base numa pesquisa bibliográfica alargada, que nos transporta para um percurso histórico-filosófico, nascido há muitos séculos atrás e que se demora actualmente nos meandros dos contextos de @prendizagem Online. Na segunda parte é feita uma ilustração com base numa investigação empírica assente num estudo de caso sobre o curso de tutores em e-learning desenvolvido no Laboratório de Educação a Distância na Universidade Aberta.
- PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para AngolaPublication . Silva, Sofia Malheiro da; Ngio, FernandoO PLEaDOn é um Projeto de Literacia em Educação a Distância, com foco na Inclusão escolar e social dos alunos do ensino primário, que se desenvolve em Angola, desde fevereiro de 2022, na modalidade online. Com metodologia bottom-up visa “Educar pelo Digital, Agir pela Inclusão”, em consonância com os objetivos políticos-educacionais do governo angolano, destinando-se a agentes educativos. Tem como finalidade contribuir na co construção de uma sociedade inclusiva, digital, sensibilizada à necessidade de uma real e efetiva Educação para Todos, independentemente das deficiências, necessidades ou características. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de coreografia de design pedagógico a aplicar no Módulo I – Mestres Pedagógicos, do Curso de Especialização em Educação Inclusiva 100% online, a iniciar em janeiro de 2023, que visa capacitar e especializar um grupo de 60 técnicos angolanos que operam na educação inclusiva (professores do ensino geral, da educação especial, psicólogos, outros técnicos) como futuros formadores pleadoniano