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- Contribuições para um framework para avaliação de qualidade e eficácia de MOOCsPublication . Souza, Flávio Lemos de; Morgado, Lina; Marinho, Vitor DuncanO objetivo do presente artigo é o de oferecer contribuições para formulação de frameworks como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs mais eficientes e com melhor qualidade. Dois estudos de caso foram realizados com MOOCs financiados pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é o de introduzir educadores presenciais junto a algumas experiências pedagógicas positivas em ambiente virtual, e que podem ser aplicadas ao ensino presencial. Os resultados levaram à observação de que, embora o MOOC em análise tenha demonstrado conformidade com relação à maioria dos principais fundamentos pedagógicos, vários outros importantes aspectos pedagógicos secundários, designs instrucionais, assim como a usabilidade da plataforma educacional, não receberam a atenção necessária. Os resultados do presente estudo conduziram à conclusão de que frameworks, concebidos como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs, devem incluir não apenas teorias, conceitos e princípios pedagógicos fundamentais e gerais (como a maioria deles atualmente o fazem), mas também integrar a estes - e de forma articulada - os imprescindíveis aspectos secundários práticos, como, por exemplo, o design instrucional e o projeto do sistema de aprendizagem centrada no usuário
- O papel dos MOOCs para um ensino superior mais acessível, inclusivo e de qualidadePublication . Souza, Flávio Lemos de; Marinho, Vitor Duncan; Morgado, LinaMassive Open Online Courses (MOOCs, do inglês cursos online massivos abertos) caracterizam-se por serem cursos a distância que utilizam abordagem pedagógica revolucionária, atendendo, potencialmente, um número irrestrito de participantes. Desenvolvidos em meio online e de "portas abertas" (openness, open to entry) podem ser cursados sem exigência de conhecimentos prévios como pré-requisitos formais sendo, portanto, acessível, a praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet. MOOCs promovem ainda a liberdade de serem realizados no local, ritmo e tempo estabelecido pelo próprio cursista, devendo ser gratuitamente completáveis por quem quer que tenha interesse. Por tais características estes cursos são percebidos, enquanto poderosa ferramenta para a democratização da educação, para acesso ao conhecimento, modernização, contribuição para a qualidade, inclusão e acessibilidade na aprendizagem podendo, assim, oferecer tais benefícios para o ensino superior brasileiro. Entretanto, no Brasil, apesar de haver um significativo progresso na utilização dos cursos online (como foi publicamente reconhecido em recente conferência internacional realizada em outubro na Open University), ainda há um grande desconhecimento e pouca oferta de MOOCs. Como exposto, os MOOCs não conquistaram popularização em território nacional e, consequentemente, os seus benefícios ainda não puderam ser distribuídos para milhões de brasileiros que poderiam disfrutar desta inovação na educação. Objetiva-se, assim, apresentar de forma introdutória os fundamentos conceituais pedagógicos que dão sustentação aos MOOCs, oferecendo sugestões de como eles podem ser implantados no contexto das universidades públicas brasileiras para contribuir com inovação e qualidade, assim como para a melhora na inclusão e acessibilidade.