Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A construção do sentido em interações verbais na rádio em português europeu: mecanismos discursivos em narrativas de experiência de vidaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais realizadas na rádio em Portugal, o presente artigo analisa o modo como, nestes discursos, se estrutura o processo de construção do sentido. Para o efeito, considera o quadro enunciativo, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas que permitem atribuir credibilidade e legitimidade ao discurso, captando a atenção. Analisam-se aspetos semânticos e pragmáticos da construção de narrativas de experiência de vida: as falas justapostas, as repetições, o uso da expressão aproximativa “e tal”, o uso de “pronto” como marcador discursivo, a ocorrência de identidades na fala e a realização de asserções avaliativas. Neste contexto, consideram-se atos de autoelogio com mitigadores e com o recurso ao uso do verbo declarativo dizer na terceira pessoa do plural para minimizar a ameaça da face. Analisam-se ainda os comentários de avaliação que denotam a escuta atenta, permitindo fazer a gestão das trocas interacionais.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre os acidentes de trabalho da construção civil na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deNo presente texto, analisamos o modo como nas notícias da imprensa portuguesa se constroem e transformam as representações sobre os acidentes de trabalho na construção civil. A partir da sua vinculação a uma pluralidade de perspetivas, tenta-se compreender as estratégias discursivas aqui mobilizadas. Tendo por base um corpus de 1218 notícias coletadas num arquivo sindical, para um período temporal compreendido entre 1996-2017, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos.
- O poder dos discursos do patronato portuense nas sessões comemorativas de aniversários: rituais verbais, argumentação e configuração enunciativaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de notícias com os discursos de aniversário da Associação Industrial Portuense publicados na revista “A Indústria do Norte (1949-1970)”, procederemos à análise do modo como, nestes discursos, se estrutura uma imagem do locutor. Para o efeito, consideramos a organização enunciativa do discurso comemorativo de aniversário, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas de intensificação e de mitigação ao serviço da persuasão. Verificaremos que os representantes dos patrões põem em jogo um dispositivo argumentativo de convocação de uma doxa partilhada pela comunidade de discurso. Esta estratégia de argumentação é reveladora de uma tomada de posição específica de um locutor representativo do patronato portuense.