Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- A gestão multi-agendas do estudante a distânciaPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO constructo tempo virtual, disruptivo, surge do impacto das novas tecnologias cujos resultados não são totalmente previsíveis. A Educação e a Educação a Distância (EaD), em particular, são setores particularmente sensíveis aos desenvolvimentos tecnológicos, razão pela qual o nosso estudo é justificado e foi apoiada pela FCT com uma bolsa de doutoramento acolhida pelo LE@D. A investigação é focada na experiência dos estudantes na Universidade Aberta portuguesa. Pretendeu se observar e analisar a variável gestão do tempo na sua relação com as tecnologias considerando a virtualização dos contextos na qual se desenvolve a relação pedagógica. Participaram neste estudo de caso, de natureza exploratória, estudantes de diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. A metodologia utilizada é de natureza mista. Como principais resultados destacamos: 1) o perfil de gestão do tempo académico tem relação direta com o grau do curso frequentado; 2) os estudantes apresentam parcas competências digitais no domínio colaborativo, no momento de ingresso na universidade.