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  • Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
    Publication . Rigo, Rosa; Vitória, Maria Inês Côrte; Moreira, J. António
    Em tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentirem- se aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2) possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
  • Avaliação e engagement acadêmico na educação superior: anseios e expectativas de estudantes do primeiro ano da graduação
    Publication . Rigo, Rosa; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    Promover o engagement no Ensino Superior, sobretudo, dos estudantes ingressantes, é um dos maiores desafios para professores e instituições educativas, conforme têm destacado vários estudos internacionais (KRAUSE, 2005; COATES, 2006). O presente artigo tem, pois, por objetivo analisar os fatores que mais contribuem para a promoção de engagement acadêmico no Ensino Superior, sendo um estudo que conjuga metodologicamente dois tipos de investigação: a qualitativa e a quantitativa. Os resultados revelam que os estudantes consideram que os fatores que mais promovem o engagement acadêmico são: Relações Interpessoais; Formação Acadêmica; Tecnologias Digitais; Infraestrutura; e Formação Pessoal. Neste sentido, concluiu-se que é necessário desenvolver práticas pedagógicas assentes na interatividade, na conectividade e no envolvimento com os pares em ambientes enriquecidos com tecnologias digitais.
  • O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Rigo, Rosa
    A utilização do cinema no contexto educativo acrescenta oportunidades em espiral ascendente, fazendo aflorar sentidos e significados para novas e instigantes aprendizagens. A partir das múltiplas interpretações para um mesmo cenário, a utilização do cinema possibilita revelar, questionar e imortalizar muitas histórias, revertendo-se em novos posicionamentos, interlocuções ou novas interrogações, culminando em novas aprendizagens. Com base nesses pressupostos, o presente artigo tem por objetivo analisar se a utilização do cinema em contexto educativo pode promover e aumentar os níveis de engagement emocional, físico e cognitivo. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo, os resultados, baseados nas perceções dos estudantes, revelam que a utilização do cinema como recurso pedagógico pode ter efeitos muito positivos nas diferentes dimensões consideradas de engagement a nível emocional, físico e cognitivo, na partilha de saberes, na valorização da opinião dos pares, na motivação, na relação com a comunidade de aprendizagem e no interesse pelos conteúdos programáticos. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática em termos educacionais, quer em termos de possíveis contributos teóricos.
  • Escritura acadêmica e engagement: limitações e potencialidades na elaboração dos trabalhos finais da graduação
    Publication . Rigo, Rosa; Vitória, Maria Inês Côrte; Moreira, J. António
    Este relato de experiência tratou de analisar limitações e potencialidades no decorrer do processo de escrita de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), os resultados apontaram como limitações: 1) a escrita de gêneros textuais necessita ser praticada, incentivada regularmente; 2) fomento à cultura leitora se faz urgente desde o ingresso na universidade. Como potencialidades o estudo apontou: 1) a escrita acadêmica pode se tornar elemento importante em processos de engajamento estudantil; 2) a aprendizagem por pares evidenciou a melhoria na escrita dos TCCs; 3) a promoção da aprendizagem ativa auxilia na elaboração do TCC; 4) a atribuição de sentido ao TCC auxilia na autonomia do estudante, desde que amparado em leitura de bons textos de referência.