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- Estratégias de proteção e mitigação do discurso em português língua não materna: um estudo de casoPublication . Camacho, Idalina; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo procura examinar de que modo um grupo de estudantes de um curso intensivo de Português Língua Não Materna se serve de estratégias de hedging para proteger os seus enunciados, ao longo de uma série de entrevistas. O corpus é constituído por narrações de histórias de vida. Pretende-se verificar de que modo estes alunos, que procuram comunicar em Português no final do curso, usam estas estratégias, que consubstanciam um investimento implícito com cariz protecionista dos enunciados, resultante da assunção prévia de riscos inerentes ao ato comunicativo em causa. Estas subtilezas da língua variam na forma, no conteúdo, na intencionalidade e na referenciação dos enunciados, constituindo autênticas “armadilhas” para utilizadores pouco familiarizados com as questões pragmático-culturais de cada sociedade.
- Contributos da análise linguística das histórias de vida em situação de entrevista para o processo de ensino e aprendizagem do português língua não materna : aspetos do desenvolvimento da competência pragmática em contextos orais interativosPublication . Camacho, Idalina; Almeida, Carla Aurélia deA presente investigação tem como enquadramento teórico a Pragmática Linguística ou o estudo da Língua em Uso, isto é, o estudo da linguagem em funcionamento que considera os usos da linguagem em contexto. Tendo por base a constituição e delimitação de um corpus oral de entrevistas a emigrantes madeirenses e/ ou a seus descendentes, de visita, ou de regresso à ilha da Madeira, procedemos à análise de aspetos do desenvolvimento da competência retórico-pragmática que possibilitam a compreensão da coconstrução discursiva entre dois interactantes (como os pares adjacentes pergunta-resposta), a interpretação e produção de Atos de Fala Indiretos (como os atos de pedido), a convocação de outras vozes para o interior dos discursos (polifonia), e de um modo geral, todos os fenómenos que dizem respeito à realização da Delicadeza e que estão presentes nestas entrevistas. Estas servem como material de trabalho para o desenho de um percurso de investigação-ação, destinado a um grupo de estudantes em contexto de ensino do Português Língua de Herança. A entrevista é o nosso leitmotiv quer para a análise linguística, quer para a arquitetura do percurso delineado para aprendizagem da Língua Portuguesa.
